segunda-feira, 17 de outubro de 2022

2 CRÔNICAS 21 – JEORÃO – MORREU SEM DEIXAR SAUDADES!


INTRODUÇÃO: Se o Senhor tardar seu retorno, cada um de nós manterá um encontro com a morte. Desde o momento em que nascemos, começamos a percorrer o caminho para aquele tempo determinado. À medida que percorremos essa estrada, escrevemos nas páginas de nossas vidas nas lápides, que um dia resumirão nosso caráter e o legado pelo qual seremos lembrados. 


É raro uma pessoa não querer ser lembrada com carinho por aqueles que ficaram para trás. Comemorando sua esposa, um homem colocou o seguinte epitáfio em sua lápide: "Aqui jaz Janie Smith, esposa de Thomas Smith, marmorizador”. Este monumento foi erguido como uma homenagem à sua memória e como um espécime de seu trabalho. 


Mas quando Jeorão morreu ninguém se importou, ninguém ficou triste, partiu sem ser lembrado.Ele começou a reinar com 32 anos, reinou oito anos e morreu de uma enfermidade dolorosíssima, aponto de suas entranhas saírem, ele morreu e nem foi sepultado junto com os outros reis, a Bíblia traz uma alerta acerca da sua biografia, “ele se foi sem deixar de se saudades”. 


O que causou um epitáfio (inscrição sobre lápides tumulares) tão triste? Uma existência sem sentido, partiu sem ser desejado. Literalmente, ele partiu sem qualquer sentimento de perda. 


Por quê esse homem teve uma história tão triste, uma biografia tão maculada e nos deixa um legado tão terrível? O que podemos aprender com esta história? Qual é o alerta para nós? Quais foram as decisões erradas que Jeorão tomou e que precisamos evitar? 


O texto nos fala que:  


2 Crônicas 21:4– Ele matou todos os seus irmãos com a espada. 


2 Crônicas 21:6– Casou-se com uma mulher ímpia – Atalia, filha de Acabe. 


2 Crônicas 21:10– Ele abandonou o Deus de seus pais, Asa e Josafá. 


2 Crônicas 21:11– Ele fez com que o povo de Jerusalém e de Judá cometesse fornicação. 


Vejamos suas decisões erradas: 

 


1)    Decidiu não seguir o exemplo de seu pai nem de seu avô (2 Crônicas 21:3)

"E seu pai lhes deu muitos presentes de prata, de ouro e de coisas preciosíssimas, juntamente com cidades fortificadas em Judá; porém, o reino, deu a Jeorão, porquanto era o primogênito."


Mesmo sendo privilegiado em nascer num lar onde pai e avô seguiram ao Senhor, ele desperdiçou esse privilégio. Também teve o privilégio de ganhar muitos presentes de seu pai. 


Jeorão foi neto do grande rei Asa, que reinou em Jerusalém 39 anos, foi um homem que andou com Deus. (2 Crônicas 14:2 Asa fez o que era bom e reto perante o Senhor, seu Deus.) 

 

Era o filho mais velho de Josafá, Rei de Judá, o Rei Josafá reinou em Jerusalém 25 anos (2 Crônicas 17:3 “O Senhor foi com Josafá, porque andou nos caminhos de Davi, seu pai, e não procurou os baalins. 4: Antes, procurou o Deus e seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel). 


Embora Jeorão tivesse o exemplo de seu pai e de seu avô, preferiu não seguir esses exemplos que recebeu da família, desperdiçando esse legado. 


A vida de Jeorão nos lembra que ter um pai justo não é garantia de que um filho seja justo, nem um filho pode herdar o relacionamento saudável de seu pai com Jeová (Ezequiel 18:5-13,20). Josafá, o pai de Jeorão, andou nos bons caminhos de Davi, mas Jeorão, filho de Josafá, não andou nos caminhos de seu pai, cada um de nós é responsável perante o Senhor individualmente. 


(2 Crônicas 21:12 - Então, lhe chegou às mãos uma carta do profeta Elias, em que estava escrito: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá,) 


2) Decidiu matar seus irmãos  2 (Crônicas 21:4)

"Tendo Jeorão assumido o reino de seu pai e havendo-se fortificado, matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel."


A matança de seus irmãos por Jeorão foi injustificada. Por seus próprios interesses egoístas, algumas pessoas estão dispostas a tomar todo tipo de ação ilegal que elas sentem que as ajudará a alcançar seus objetivos. Foi isso que Jeorão fez (2 Crônicas 21:4). 


Que coisa verdadeiramente diabólica é a luxúria do poder, destrói todas as caridades da vida. Para poder sentar-se mais seguro em seu trono, este homem execrável embebe suas mãos no sangue de seus próprios irmãos! É como um ditado popular que diz: “Quer conhecer o carácter de uma pessoa? Dê-lhe poder! ”. 

 

3). Decidiu se casar com uma mulher ímpia (2 Crônicas 21:6)

 "Andou nos caminhos dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque a filha deste era sua mulher; e fez o que era mau perante o Senhor."


Ele tinha a filha de Acabe como esposa, esta era Atalia, filha da dupla ímpia Acabe e Jezabel, que era famosa por suas impiedades e crueldade, assim como sua mãe. É provável que ela tenha sido a principal causa da crueldade e profanação de Jeorão. 


O casamento de Jeorão desempenhou um papel em sua própria corrupção e na corrupção da nação de Judá. Por que ele agiu como a família de Acabe? Porque ele se casou com a filha de Acabe! Veja isso: ele se casou com Atalia e em algum momento posterior ele abandonou Jeová (2 Crônicas 21:10).  


Alguém vê uma conexão entre esses dois fatos?! Aqui está a regra geral, que acreditamos ser universal: depois que alguém se casa, o cônjuge de uma pessoa a influenciará mais do que qualquer outra pessoa no mundo. 


Uma pergunta para se fazer a respeito de um cônjuge em potencial: essa pessoa me ajudará a chegar ao céu? Foi dito sabiamente que devemos procurar um cônjuge que ame o Senhor mais do que eles nos amam!  


Não é surpresa que o casamento de Jeorão com Atalia tenha resultado na corrupção de seu filho também, já que a noiva do rei era a conselheira do menino para fazer o mal (2 Crônicas 22:3,4 -. Sua mãe, filha de Onri, chamava-se Atalia. Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe; porque sua mãe era quem o aconselhava a proceder iniquamente. Fez o que era mau perante o Senhor, como os da casa de Acabe; porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição.) 


Os pais precisam estar mais atentos em relação ao namoro dos seus filhos, com quem seus filhos irão se casar é muito importante, para que não sofram a vida inteira. Filhos precisam ouvir mais os conselhos de seus pais e não fazer, simplesmente aquilo que desejam, sem pensar.  

 


4). Decidiu se afastar dos caminhos do Senhor  (2 Crônicas 21:10) 

"Assim, se rebelou Edom para livrar-se do poder de Judá, até ao dia de hoje; ao mesmo tempo, se rebelou também Libna contra Jeorão, porque este deixara ao Senhor, Deus de seus pais."


A Bíblia diz diretamente que ele “abandonou o Senhor Deus” (2 Crônicas 21:10). Isso acontece, mas não há razões justificáveis para qualquer ser humano fazer isso, não. Pode haver uma série de fatores que influenciam uma pessoa a deixar o Senhor, e ela pode dar uma série de desculpas e apontar o dedo para os outros, mas a linha de fundo é esta: uma pessoa se afasta de Deus porque seu coração não é verdadeiramente devotado a Ele. 


Ele poderia ter escolhido seguir o exemplo de seu pai e de seu avô e continuar, e prosseguir em seguir ao Senhor, mas infelizmente escolheu deixa-lo.  


2 Crônicas 15:2 - E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. 

 


5). Decidiu levar o povo a pecar (2 Crônicas 21:11)

"Também fez altos nos montes de Judá, e seduziu os habitantes de Jerusalém à idolatria, e fez desgarrar a Judá."


Ele fez com que o povo de Jerusalém e de Judá cometesse fornicação, ou seja ele fez com que os habitantes de Jerusalém se prostituíssem e desencaminhou Judá. 


Cometer fornicação, isto é, servir a ídolos. Os israelitas eram considerados unidos a Jeová como a mulher ao marido: quando ela se associa com outros homens, isso é adultério; quando serviam a outros deuses, isso era chamado pelo mesmo nome, era adultério contra Jeová.  


Infelizmente, Jeorão não seguiu os caminhos de seu pai. Josafá havia feito grandes esforços para trazer o povo de Deus de volta ao Senhor (2 Crônicas 19:4 - Habitou, pois, Josafá em Jerusalém; tornou a passar pelo povo desde Berseba até à região montanhosa de Efraim e fez que ele tornasse ao Senhor, Deus de seus pais.) 


Como todos nós, Jeorão tinha um grande potencial. Ele teve muitas oportunidades de usar suas bênçãos e posição para servir ao Senhor e ajudar seu povo a fazer o mesmo, no entanto, levou a nação inteira para o abismo, levou a nação inteira para a idolatria, levou a nação inteira a abandonar o verdadeiro Deus, a Bíblia diz em Salmos 33:12 que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. 


Mateus 12:30 Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha. 


Precisamos parar e nos perguntar a quem estamos ouvindo? Quem é a pessoa que mais nos influencia? Quem é a pessoa que mais fala aos nossos ouvidos e a quem damos crédito? 


Decisões erradas tem consequências trágicas 


Elias previu a maneira pela qual Jeorão e sua família seriam afligidos devido à sua impiedade e influência maligna sobre Judá (2 Crônicas 21:12-15). O rei adoeceu e morreu da maneira horrível que Elias predisse (21:18,19). Quando Jeorão morreu, ele foi esquecido pela nação de Judá (2 Crônicas 21:19,20). Que comentário triste sobre sua vida e reinado sobre o povo de Deus. Essa história foi escrita para nosso aprendizado. 


2 Crônicas 21:12-15  


12-Então, lhe chegou às mãos uma carta do profeta Elias, em que estava escrito: Assim diz o Senhor , Deus de Davi, teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, 


13-mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e induziste à idolatria a Judá e os moradores de Jerusalém, segundo a idolatria da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu, 


14-eis que o Senhor castigará com grande flagelo ao teu povo, aos teus filhos, às tuas mulheres e todas as tuas possessões. 


15-Tu terás grande enfermidade nas tuas entranhas, enfermidade que aumentará dia após dia, até que saiam as tuas entranhas. 


Chegou-lhe um escrito do profeta Elias – é evidente que Elias havia sido trasladado no reinado de Josafá, pai de Jorão. Como, então, ele poderia enviar uma carta ao filho? Elias havia sido levado ao céu treze anos antes da época em que este texto foi escrito. É certamente um caso possível que, este escrito possa ter sido uma previsão da impiedade e morte miserável de Jeorão, proferida no tempo do profeta, e que agora foi apresentada diante desse rei perverso pela primeira vez: e por ela o profeta, embora não entre os mortais, ainda continuou a falar. 


Ele perde a vida 2 Crônicas 21:18,19, 20 nos dizem:  


18-E depois de tudo isto o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. 


19-E sucedeu que, depois de muito tempo, ao fim de dois anos, saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais.  


20 - Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. E se foi sem deixar de si saudades; sepultaram-no na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis. 


Não há lágrimas neste funeral, o povo não chorou, e ele nem sequer foi sepultado com outros reis. Partiu sem ser desejado. Ele foi odiado enquanto viveu e negligenciado quando morreu; visivelmente amaldiçoado por Deus e necessariamente execrado pelas pessoas que ele viveu apenas para corromper e oprimir.  


Mateus 16:26 - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 


Devemos ter temor a Deus: 


(Salmos 25:12 - Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.) 


Aqueles que temem ao Senhor são instruídos por ele a tomar as decisões certas na vida (Sl 25.12). Não é fácil fazer escolhas acertadas. Há muitas encruzilhadas. Há muitas bifurcações na trajetória da vida. Que decisão tomar na escolha vocacional? Que decisão tomar na vida emocional? Que escolha fazer com respeito à vida profissional? Qual é o específico propósito de Deus para a nossa vida? Quando tememos a Deus, ele mesmo nos instrui acerca da melhor escolha. Ele mesmo vai à nossa frente, abrindo o caminho. Ele mesmo nos toma pela mão e nos guia, apontando-nos o caminho seguro. 


A vida é feita de escolhas, e destas escolhas teremos consequências, e nós precisamos orar e pedir a direção de Deus no casamento, com relação a nossa família, com relação às pessoas ao nosso redor para leva-las a Cristo e não as afastar. Não devemos ter dúvidas em relação a nossa fé, muito menos em seguir ao nosso Deus. 


Que essa palavra nos ensine a não cometermos os mesmos erros que Jeorão e a fazermos as escolhas certas, sempre pedindo a Deus a direção das nossas vidas, que Deus tenha misericórdia de nós todos e nos ajude a tomar a direção certa.   


Ministrada no dia 09/10/2022 por Marlei Fátima dos Santos