sábado, 29 de maio de 2021

A PRIMEIRA PÁSCOA (ÊXODO 12.1-12)

 A PRIMEIRA PÁSCOA 

 ÊXODO 12: 1-13


É a Páscoa do Senhor" (Êxodo 12:11). Essas palavras nos remetem à última noite da escravidão de Israel na terra do Egito. Os cativos sofreram muito e por muito tempo. A fornalha de ferro fora aquecida por ódio implacável e por mãos implacáveis. Mas Deus, em Seu alto conselho, decretou que deveria amanhecer uma manhã de libertação. Chegou a hora marcada. Nenhum poder pode deter agora. A oposição louca se torna fraca. O povo escolhido deve ser libertado.

 Não é difícil entender porque Deus atormentou os egípcios.  O rei deles era um tirano cruel que tentou destruir o povo de Deus.  Faraó não deixaria eles irem, optando por mantê-los escravos no Egito.  E recusando para deixá-los partir, ele os estava impedindo de dar glória a Deus da maneira que Deus planejou.  Então, Deus foi justificado em punir os egípcios com insetos e anfíbios, com doenças e escuridão.

 Ao enviar praga após praga - nove ao todo - Deus estava mostrando seu poder sobre a criação.  O que os egípcios deveriam ter feito em resposta era arrependerem-se de seus pecados e juntar-se a Moisés no louvor ao único Deus verdadeiro.  Ainda quanto mais Faraó sofria, mais endurecido seu coração se tornava.  Isso foi porque o coração dele estava comprometido em servir outros deuses.  Então, um por um, Deus derrotou os deuses e deusas do Egito.  A praga de sangue derrotou os deuses do rio do Nilo, os gafanhotos derrotaram os deuses do campo da colheita, a escuridão derrotou os deuses do sol e do céu, e assim por diante.

 Mesmo assim, Faraó se recusou a deixar o povo de Deus partir.  Finalmente Deus enviou a décima, a praga mais mortal de todas: a morte dos primogênitos.  Esta foi uma batalha dos deuses, uma competição entre as divindades, e Deus estava determinado a vencer.  Ele disse a Moisés: "Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor” (Êxodo 12:12; cf. Nm 33: 4).  Com esta praga final, Deus cumpriu seu objetivo - ou seja, demonstrar seu senhorio sobre os egípcios derrotando todos os seus deuses, junto com os poderes demoníacos que eles representavam.  Com um golpe mortal, Deus alcançou sua conquista sobre os deuses do Egito e, ao fazê-lo, deu aos egípcios o que eles mereciam.  A última praga foi um ato glorioso de sua justiça soberana.

 Um filósofo egípcio escreveu: "Chegará um momento em que será visto quão vão os egípcios honraram as divindades com o coração piedoso, serviço assíduo, e toda a sua adoração sagrada será encontrada sem sentido  e ineficaz.  .  .  .  Ó Egito, Egito, da tua religião nada permanecerá mas uma história vazia, na qual teus próprios filhos não acreditarão no futuro; nada restará, exceto palavras gravadas, e apenas as pedras irão falar de tua  piedade. ” Embora essas palavras tenham sido escritas depois da época de Cristo, elas também servem  como um comentário adequado sobre o Êxodo, quando Deus julgou os Egípcios e seus deuses.

Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano ( Êxodo 12.1).

De acordo com o calendário civil egípcio, este era o sétimo mês do ano. Mas Deus estava prestes a fazer algo novo. Ele deveria trazer à existência a nação de Israel por meio da Páscoa. Tecnicamente, o nascimento da nação de Israel começou em Êxodo 12. Deus fez com que Israel deixasse de lado o calendário civil egípcio e começasse um novo calendário religioso. Este seria o primeiro mês no calendário judaico, que é chamado de Abib em hebraico e nisã  em grego e equivale a abril em nosso calendário. A história religiosa de Israel como nação começaria oficialmente em cerca de  14 de abril de 1447 a.C. Os judeus começariam uma nova vida de liberdade depois de 430 anos de cativeiro no Egito. O tempo dos judeus como nação foi considerado em termos de regeneração, e não de nascimento natural.

A nação de Israel é freqüentemente um tipo ou sombra da igreja. Devemos lembrar que a vida real para o pecador começa quando ele nasce de novo pelo Espírito Santo de Deus. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2 Cor. 5:17). O novo nascimento traz a pessoa da escravidão do pecado para a liberdade em Cristo, e essa pessoa obtém um novo começo de vida. 


 O SALÁRIO DO PECADO

 O que Deus fez aos egípcios não foi surpresa, mas o que pode parecer surpreendente é a maneira como Ele tratou seu povo Israel.  Como os egípcios,  os israelitas estavam sob sentença de morte.  Na mesma noite que Deus trouxe morte a cada casa no Egito, Ele também visitou a casa de cada israelita

 (Êxodo 12:13, 23), com o objetivo não de matar seus filhos primogênitos.  No caso deles misericórdia, Deus providenciou a seu povo uma maneira de escapar de sua ira.

 Mas primeiro devemos levar em conta o fato de que "o Destruidor", como Deus o chama (Êxodo 12:23), reivindicou o direito de matar os filhos de Israel.

 Os israelitas devem ter ficado chocados ao descobrir que suas vidas estavam em perigo.  Todas as pragas anteriores os deixaram ilesos porque Deus tinha feito uma distinção entre seu povo e o povo de Faraó.  Enquanto o caos engolfou seus opressores, os israelitas tinham assistido na segurança de Goshen.  Com isso, eles aprenderam que eram pessoas especiais de Deus.  Isso, de fato, pôde leva-los  a acreditar que eram mais justos do que os Egípcios.  Mas a verdade é que eles mereciam morrer tanto quanto seus inimigos.  Na verdade, se Deus não tivesse fornecido um meio para sua salvação, eles teriam sofrido a perda de todos os seus filhos primogênitos.  Os israelitas eram tão culpados quanto os egípcios, e na praga final Deus os ensinou sobre seu pecado e sua salvação.

 O povo de Deus pecou de várias maneiras. Rejeitaram a palavra do Profeta de Deus.  Quando Moisés voltou de sua primeira audiência com o Faraó, os israelitas o saudaram, dizendo: "Olhe o Senhor para vós outros e vos julgue, porquanto nos fizestes odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar” (Êxodo 5:21).  Nem os egípcios nem os israelitas ouviram a palavra de Deus.  Assim, Alec Motyer escreve que

 “Quando a ira de Deus é aplicada em sua realidade essencial, ninguém está seguro.  Eram duas nações na terra do Egito, mas ambas eram resistentes a Palavra de Deus;  e se Deus viesse em julgamento, ninguém escaparia.”

 Os israelitas também eram culpados de idolatria.  Esse pecado não é especificamente

 mencionado aqui em Êxodo, mas foi lembrado por muitos anos.  Quando os israelitas renovaram a aliança em Siquém, Josué disse: “Deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor” (Josué 24:14). Surpreendentemente, durante seus longos séculos de cativeiro, os israelitas passaram a amar os deuses do Egito.  E por este pecado Deus teria sido justificado em atormentá-los, até a morte de seus filhos primogênitos.

 No entanto, à parte de qualquer pecado particular que eles possam ter cometido, as pessoas são  pecadoras por natureza.  O mero fato de sua humanidade significava que eles participaram da culpa do pecado de Adão.  A Bíblia ensina que “todos pecaram e carecem da glória de Deus ”(Rom. 3:23).  A primeira  Páscoa provou esse fato ao por  Israel no pecado do Egito, mostrando assim que "tanto judeus como gregos,  estão debaixo do pecado" (Rom. 3: 9).

 A razão pela qual o anjo vingador visitou os israelitas foi porque, como o Egípcios, eles eram pecadores, e o pecado é uma ofensa capital.  Pois penalidade adequada  é a morte, que sempre foi “o salário do pecado” (Rom. 6:23).  Quando Deus colocou  Adão no Jardim do Éden, ele disse: "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás ”(Gênesis 2:17).  

Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu.  Assim que nossos primeiros pais comeram o fruto proibido, eles se tornaram mortais, e assim são todos seus filhos, até a geração atual.  Este fato parece exigir algum tipo de explicação.  Em toda a história de nossa raça, nenhuma geração evitou ir para o túmulo.  Por que não?  A Bíblia explica assim: “a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rom. 5:12).

 A décima praga foi um sinal do julgamento de Deus contra toda a humanidade.

 Esta é uma realidade que todo indivíduo deve enfrentar.  Se todos pecaram, que obviamente nos inclui.  E se a morte veio para todas as pessoas, então nós também podemos esperar morrer.  É tão certo quanto a isso.  Nós nunca veremos nossa necessidade de salvação

 até que aceitemos que somos tão culpados quanto todos os outros, e que, portanto, nossas vidas estão perdidas sem Deus.

 Uma pessoa que compreendeu isso foi o jogador Damion Easley da liga principal de beisebol.  Easley estava viajando em um avião quando ouviu alguns companheiros de equipe no Angels falando sobre Deus.  Eles estavam sentados em várias fileiras atrás dele, e ele ouviu um deles perguntar: "Se este avião caisse  agora, você iria para o céu? "  Isso deixou Easley desconfortável porque ele não tinha certeza.  Então ele voltou e sentou-se bem atrás de seus companheiros de equipe, na esperança de obter algumas respostas.  Ele não conseguia entender o que estavam falando, no entanto,  ele começou a fazer mais perguntas: “Qual é o problema sobre Deus?  Do que se trata?”  Quando o vôo acabou, Easley entregou  sua vida a Jesus Cristo. Tudo começou com o reconhecimento de que, como Israel no Egito, ele estava sob a sentença de morte por seus pecados.


 O CORDEIRO DE DEUS

 Em sua grande misericórdia, Deus proveu uma maneira de seu povo  ficar  seguro.  A razão pela qual Ele visitou suas casas não foi para destruí-los, mas para ensiná-los sobre salvação.  Como os egípcios, os israelitas mereciam o julgamento divino;  mas ao contrário dos egípcios, eles seriam salvos pela graça por meio da fé.

 O que o povo de Deus precisava era de expiação, que Deus providenciou na forma de um cordeiro - um cordeiro oferecido como um sacrifício pelo pecado.  Primeiro ele deu-lhes instruções cuidadosas sobre como escolher, cuidar e, finalmente, matar o cordeiro:

 Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro.

 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde (Êxodo 12:1-‬6).

 Cada família deveria escolher seu próprio cordeiro, especificamente um animal de um ano.  Ele  tinha que ser perfeito.  O cordeiro foi destinado a servir como um sacrifício pelo pecado, e o único sacrifício aceitável a Deus é um sacrifício perfeito;  então o cordeiro tinha que ser puro e imaculado, íntegro e saudável.  Como Moisés mais tarde advertiu os israelitas,

 “Quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao Senhor , quer em cumprimento de voto ou como oferta voluntária, do gado ou do rebanho, o animal deve ser sem defeito para ser aceitável; nele, não haverá defeito nenhum. O cego, ou aleijado, ou mutilado, ou ulceroso, ou sarnoso, ou cheio de impigens, não os oferecereis ao Senhor e deles não poreis oferta queimada ao Senhor sobre o altar" (Levítico 22:21‭-‬22).

 Porque Deus é santo, o único sacrifício que O agrada é o melhor que temos a oferecer.

 Deus então passou a explicar o que fazer com o cordeiro, uma vez que fosse morto:

 Em seguida, tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem; naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao fogo: a cabeça, as pernas e a fressura. Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis. Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor  (Êxodo 12: 7-11).

 Esta refeição tinha o objetivo de servir como um lembrete anual do que  os israelitas sofreram no Egito.  As ervas amargas os lembrariam de como  os egípcios "fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro, e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o serviço em que na tirania os serviam” (Êxodo 1:14).  O pão ázimo iria lembrá-los de como eles tiveram que fugir com pressa.  Eles comeram a primeira Páscoa

 levantando-se, pronto para deixar o Egito a qualquer momento.  E não havia sobras.  Depois de assado, o cordeiro inteiro precisava ser consumido.  A Bíblia não explica o porquê, mas presumivelmente era sagrado demais para ser usado por qualquer outro propósito.  Talvez comer o cordeiro também indicava a vinda

 de Cristo, pois como Jesus disse, "se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos”(João 6:53).

 Todos esses detalhes são importantes, mas o mais importante foi matar o cordeiro.  Quando Deus visse  seu sangue nos umbrais da porta, a morte passaria, e o primogênito seria salvo.  O que Deus exigiu para a salvação foi a oferta de um cordeiro.  Isso é o que ele sempre exigiu.  Deus exigiu um cordeiro nos dias de Adão e Eva.  A Escritura diz: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor . Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gênesis 4: 3-5).  Abel foi quem trouxe o cordeiro, e somente sua oferta foi aceita: Deus exigiu um cordeiro.


 Na salvação, Deus dá o que Deus exige.  Então, de novo e de novo através da história da redenção, Deus sempre providenciou um cordeiro ou outro animal de sacrifício para salvar seu povo.  Ele providenciou um cordeiro nos dias de Abraão. Deus disse a Abraão para subir e sacrificar seu único filho Isaque em holocausto.  Enquanto os dois subiam a montanha, Isaque percebeu que algo estava faltando.  "Pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" (Gênesis 22: 7).  Isaque  sabia o que Deus exigia.  Abraão  sabia disso também, e sua  resposta fiel explicou o plano de salvação.  Abraão disse: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” (v. 8).  Isso é precisamente o ocorrido.  Quando Abraão pegou a faca para matar seu filho, ele foi interrompido por um anjo, que disse: “Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho”(v. 12).  Então Deus providenciou um cordeiro para ele sacrificar: “Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho”(v. 13).  Deus providenciou o que Deus exigiu: um cordeiro para morrer no lugar do filho primogênito de Abraão.

 Todos os anos, Deus provia um cordeiro ou um sacrifício semelhante para Israel.  No dia

da Expiação, o sumo sacerdote traria um animal à presença de Deus e sacrificaria-o como oferta pelo pecado.  Estas foram suas instruções: "Depois, imolará o bode da oferta pelo pecado, que será para o povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e também diante dele. Assim, fará expiação pelo santuário por causa das impurezas dos filhos de Israel” (Lev. 16:15, 16a).

 Deus providenciou o que Deus exigiu: um sacrifício substitutivo para morrer por seu povo.

 Há uma progressão óbvia aqui, com o cordeiro servindo como representante para grupos cada vez maiores de pessoas.  No início, Deus providenciou um cordeiro para uma pessoa.  Assim, Abraão ofereceu um carneiro no lugar de seu filho Isaque. Em seguida, Deus providenciou um cordeiro para uma família.  Isso aconteceu na primeira Páscoa, quando cada família na comunidade da aliança oferecia o seu cordeiro para Deus.  Então Deus providenciou um sacrifício para toda a nação.  No Dia da Expiação, um único animal expiou os pecados de todo o Israel.  Finalmente chegou o dia em que João Batista disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29;  cf.  João 11: 50-52).  Deus estava planejando isso o tempo todo: um Cordeiro para morrer para o mundo.  Por sua graça, ele providenciou um cordeiro - "o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo ”(Ap 13: 8).

 A mensagem consistente da Bíblia é que quem deseja encontrar Deus deve vir com base no cordeiro que Ele providenciou.  Todos os outros cordeiros apontavam para a vinda de Cristo.  Um teólogo os chamaria de tipos. Em outras palavras, os cordeiros eram sinais que apontavam para a salvação em Cristo.   Claramente, isso era verdade para a primeira Páscoa, que, como tudo o mais em Êxodo, foi sobre Cristo e sua redenção.  Para ter certeza de que não perdemos a conexão, o Novo Testamento diz que "Cristo, nosso Cordeiro pascal,  foi imolado” (1 Cor. 5: 7b).

 Para Jesus ser nosso cordeiro pascal, ele tinha que cumprir o padrão de perfeição de Deus.  Durante o Êxodo, o cordeiro pascal tinha que ser fisicamente perfeito.  No caso de Jesus, a perfeição que Deus exigia era moral: Jesus tinha que ser totalmente sem pecado.  A Bíblia tem o cuidado de mostrar que este foi realmente o caso.  Em virtude de seu nascimento virginal, sua natureza estava livre da corrupção do pecado original. Jesus não cometeu nenhuma transgressão real.  Pedro  disse,

 “não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca” (1 Pedro 2:22).

 O livro de Hebreus diz que ele foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (4:15).  Até Pôncio Pilatos disse: "Não acho nele crime algum”(João 19: 6b).  Jesus era moralmente perfeito.  Portanto, quando chegou a hora dele morrer, foi como uma vítima inocente - ele "a si mesmo se ofereceu  sem mácula a Deus ”(Heb. 9:14).  Hebreus usa a palavra "sem mácula" porque o escritor estava pensando no tipo de sacrifício que Deus exigiu no Antigo Testamento: um cordeiro perfeito, sem mancha ou defeito.

Há uma história sobre um homem cuja vaca teve bezerros gêmeos. Ele ficou tão animado que correu para a igreja e decidiu dar um dos bezerros a Deus em agradecimento. Mas ele não tinha decidido qual bezerro daria ao Senhor. Mas depois de uma semana, um dos bezerros adoeceu e acabou morrendo.

O homem veio ao pastor e disse tristemente: "Sinto muito, mas o bezerro de Deus morreu".

Frequentemente, queremos dar a Deus coisas que não nos custam muito.

 É teologicamente significativo que Jesus foi crucificado bem na época da festa da Páscoa (ver João 13: 1; 18:28).  Isso nos ajuda a ver a conexão entre a primeira Páscoa e a Páscoa final - a Paixão de Cristo.  O dia em que Jesus fez sua entrada triunfal em Jerusalém foi no mesmo dia em que os cordeiros da Páscoa foram levados para a cidade, e quando Jesus celebrou a Última Ceia com seus discípulos, ele estava celebrando a Páscoa (Mat. 26:17).  Ele disse: “Este é o meu corpo.  .  .  .  Este é o meu sangue ”(vv. 26-28).


 Seus discípulos não entenderam na época, mas Jesus estava realmente dizendo,

 “A Páscoa tem tudo a ver comigo.  Eu sou o cordeiro sacrificial.” Então Cristo foi crucificado.  Era fim da tarde na véspera da Páscoa.  No crepúsculo, cordeiros eram sacrificados por todas as famílias, de acordo com a Lei de Moisés.  Por toda a cidade, os pais estavam se preparando para fazer a oferta, reunindo suas famílias e dizendo: "Deus  providenciou um cordeiro para nós.”  No templo, o sumo sacerdote também preparava um cordeiro para ser apresentado como expiação pelo pecado de Israel.  Então Jesus, pendurado na cruz, com o sangue sacrificial fluindo de suas mãos e da lateral.  Ele era o Cordeiro de Deus levando os pecados do mundo.


 NADA ALÉM DO SANGUE

 É necessário mencionar o sangue de Jesus porque os regulamentos da Páscoa exigiam explicitamente um sacrifício de sangue.  Isso é algo que Steven Spielberg aprendeu quando produziu O Príncipe do Egito, um filme baseado na vida de Moisés.  O roteiro original tinha Deus dizendo: "Quando vejo a marca sobre a Moldura da porta."  No entanto, os líderes religiosos contratados para consultar o filme objetaram que isso não era específico o suficiente.  Eles insistiram que a marca tinha que ser feita de sangue.  Portanto, a linha foi alterada para "Quando eu vir o sangue".

 Há sangue derramando em Êxodo 12. Os israelitas foram ordenados a abater seus cordeiros (v. 6), e é claro que não havia como fazer  isso sem derramar sangue.  Uma vez que o cordeiro fosse sacrificado, eles deveriam pegar seu sangue e pintar nos umbrais  das portas.  Isso  foi também  absolutamente essencial, porque Deus disse: “O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós”(v. 13).

 O que havia de tão importante no sangue?  Representou a obtenção de um vida.  Observe que isso foi um sinal tanto para os israelitas quanto para seu Deus.  Deus disse: “O sangue vos será por sinal .  .  .  e quando  eu vir o sangue ” (v. 13).  O que o sangue significava para os israelitas era que eles tinham um substituto, que um cordeiro havia morrido em seu lugar.  Seu pecado foi uma  ofensa capital.  Deus estava vindo em julgamento, armado com uma praga mortal.  Mas quando eles olhavam para cima e vissem o sangue na porta, eles sabiam que estavam seguros.  Para usar o termo técnico para isso, o sangue do cordeiro era a expiação por seus pecados.  Embora o livro do Êxodo não traça uma explicação explícita, uma conexão entre o sangue do cordeiro e o pecado do povo de Deus, esta conexão está claramente implícita.  Nas palavras do brilhante teólogo holandês Geerhardus Vos, “Onde quer que haja morte  e derramamento  de sangue há expiação, e ambos estavam presentes na Páscoa.

 A importância do cordeiro como um substituto para não ter sido perdido o filho primogênito.  Uma vez que o cordeiro foi escolhido, ele era mantido em casa por quatro dias, durante os quais a família o alimentou, cuidou e brincou com ele.  Nesse curto espaço de tempo, eles teriam se identificado com o cordeiro, de modo que quase se tornou parte da família.  “Este é o nosso cordeiro pascal”, diziam eles.  Em seguida, foi abatido, o que era uma coisa complicada e sangrenta.  O chefe da família pegou o cordeiro em seus braços, puxou sua cabeça para trás e cortou sua garganta.  Sangue carmesim jorrou por toda a lã branca e pura do cordeiro.  "Por que, Papai?"  as crianças diriam.  Seu pai explicaria que o cordeiro foi um substituto.  O primogênito não precisava morrer porque o cordeiro tinha morrido  em seu lugar.

 Na primeira Páscoa, os israelitas se amontoavam em suas casas, esperando Deus vir em julgamento.  Naquela noite, ele tiraria a vida de todas as famílias do Egito.  Por toda a terra eles podiam ouvir o lamento de seus inimigos, que lamentavam a morte de seus filhos primogênitos.  Mas os primogênitos de Deus foram salvos pelo sangue do cordeiro.  A morte passou por eles.  A razão pela qual a morte passou por eles foi porque eles estavam sob o sangue.  Quando Deus veio na casa de um israelita, ele podia ver o sangue na porta.

 Quando ele olhou para ela, ele disse: “Alguém morreu nesta casa. A pena foi executada. ”  Para usar o termo técnico para isso, o sangue foi uma propiciação - afastou a ira de Deus.  Nas ombreiras e na verga da porta foi colocado sangue entre Deus e o pecador.  Quando as pessoas olharam para cima, viram  uma expiação - uma cobertura para seus pecados.  Quando Deus olhou para baixo, ele viu que eles haviam feito propiciação, e assim sua ira foi posta de lado.

 Ao longo dos séculos, esse sacrifício foi repetido milhões de vezes.  Como por exemplo, quando o Rei Josias celebrou a Páscoa, ele matou mais de 37.000 ovelhas (2 Crô. 35).  Imagine todas aquelas ovelhas e todo aquele sangue!  De acordo com Josefo, o historiador antigo, várias centenas  de mil cordeiros foram conduzidos pelas ruas de Jerusalém a cada Páscoa. No entanto, nem mesmo o sangue de todos aqueles animais poderia expiar o pecado. 

 Em Hebreus, lemos que "é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.”(10: 4).  O que era necessário era um sacrifício mais eficaz, a oferta de um sangue mais precioso.

 O que era necessário era o sangue de Jesus, nosso Cordeiro pascal.  Isto é onde algumas pessoas começam a ficar embaraçosas, incluindo muitos teólogos contemporâneos.  Eles gostam de falar sobre Jesus como Salvador e Mestre, mas eles preferem não falar sobre seu sangue.  Vivemos sob a marca de sangue,  e regozijemos  porque Jesus por nós derramou sua alma na morte.

 Acreditamos na doutrina da expiação substitutiva: Jesus derramou seu próprio sangue por nossos pecados.  O Novo Testamento é muito específico sobre isso. Quando explica o significado da crucificação, constantemente chama a atenção ao sangue de Jesus: “sendo justificados pelo seu sangue” (Rom. 5: 9).  “No qual temos a redenção pelo sangue, a remissão de pecados ”(Ef 1: 7). 

“Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.”(Heb. 13:12).  “Fostes resgatados .  .  .  pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito  e sem mácula, o sangue de Cristo”(1 Pedro 1:18, 19).  "O sangue de Jesus .  .  .  nos purifica de todo pecado ”(1 João 1: 7).

 O motivo de toda essa conversa sobre sangue é muito simples: “Sem  derramamento de sangue não há remissão de pecados ”(Hb 9:22; cf. Lv.

 17:11).  Portanto, para sermos salvos da morte, precisamos do sangue de um substituto perfeito para se interpor entre o nosso pecado e a santidade de Deus.  O sinal que temos um substituto é o sangue de Cristo.  Quando olhamos para a cruz, vemos que o pagamento foi feito por nosso pecado.  E o que Deus vê quando ele olha para a cruz?  Ele vê que está manchado com o sangue de seu próprio Filho primogênito.  Deus não tem um substituto para oferecer no lugar de seu

 Filho;  seu Filho é o substituto!  E quando Deus vê o sangue de seu Filho, ele diz: “É o suficiente.  Minha justiça foi satisfeita.  O preço do pecado foi totalmente pago.  A morte passará por você e você estará seguro para sempre. ”

 O sangue na cruz tem o poder de salvar porque é o sangue de Jesus, que é o próprio Filho de Deus.  Não há sangue mais precioso do que isso em todo o universo.  Portanto, a Bíblia diz que Jesus “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção...  muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”  (Hebreus 9:12, 14).

 A única maneira de ser salvo do pecado e libertado da morte é por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.  Deus chama a todos para confiar em seu sangue.  Isto é o que os israelitas fizeram na primeira Páscoa: Eles confiaram no sangue.  Colocando sangue nas ombreiras da porta foi um ato de fé.  Para ser libertado da morte, eles tinham que acreditar na palavra de Deus, e isso significava fazer o que Moisés disse.  Foi pela fé que cada família escolheu um cordeiro perfeito, foi pela fé que eles mataram o cordeiro e o comeram com ervas amargas, e pela fé que eles espalharam seu sangue na porta.  O sangue era uma confissão pública de sua fé, um sinal de que eles confiaram na eficácia expiatória do cordeiro sacrificial.  Assim eles foram  salvo pela graça por meio da fé.  Deus providenciou o cordeiro - isso é graça - mas os israelitas tinham que confiar no cordeiro, que é onde a fé entra. Diz a Escritura,“ Pela fé [Moisés], celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. ”(Heb. 11:28).

 Se você tivesse estado lá para a primeira Páscoa, você teria sacrificado um Cordeiro?  Claro que você teria!  Então, você vai confiar no sangue que Jesus

 derramou na cruz?  Deus providenciou o Cordeiro que tira os pecados do mundo, e todos os que põem a confiança em seu sangue serão salvos.


Pr. Severino Borkoski