sábado, 29 de maio de 2021

ALCANÇANDO A BENÇÃO DE DEUS (1 CRÔNICAS 4.9,10

 ALCANÇANDO A BENÇÃO  DE DEUS (1 CRÔNICAS 4.9,10).


Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.


Deus nunca quis que nenhum de nós vivesse apenas na média. Todos nós já ouvimos o clichê: “Você é um em um milhão”. Não, nós não somos. Somos um em sete bilhões. Cada um de nós é único. Não existe outra pessoa em todo o mundo como qualquer um de nós. Somos únicos, não medianos. Somos excepcionalmente diferentes em todas as maneiras maravilhosas como Deus nos criou. Portanto, precisamos viver acima da média.


Em nosso texto, vemos um homem que literalmente se destacou na multidão de pessoas na Bíblia. Seu nome era Jabez. Ele é um indivíduo interessante. Nos primeiros nove capítulos deste livro de I Crônicas, temos genealogias onde mais de 600 nomes são mencionados. Não os leremos neste momento. Bem no meio de 600 nomes, Deus escolhe um homem para um reconhecimento especial. De todas as 600 gerações de pessoas, Deus diz: “Este homem merece um reconhecimento especial. Ele é uma menção honrosa. ” Deus o escolheu e seu nome era Jabez. Ele é uma espécie de sequóia em uma floresta de capim. Ele não pode ser esquecido.


O episódio desses dois versos, oferecendo-se em meio ao que deveria parecer, superficialmente, uma massa seca de nomes mortos, é bem-vindo e grato como o oásis do deserto, e nos avisa que a vida está escondida a cada passo nosso neste terreno,  embora seja espalhado com monumento e inscrição, e oco, como pensávamos, como o mais morto dos mortos.  Mas o vislumbre da velha vida real que nos é dado neste breve fragmento de uma biografia é revigorante e muito sugestivo.


Existem apenas dois versículos em toda a Bíblia sobre este homem. O que tornou Jabez tão especial? O que o tornou acima da média? O que o tornou incomum que Deus o escolheu? Quando Deus escolhe alguém, sabemos que ele deve ter feito algo significativo.

Em dois versículos, aprendemos  sobre a vida de um homem chamado Jabez. Esses  segredos, quando aplicados à nossa vida, farão com que vivamos acima da média.


 Você quer uma visão mais ampla para sua vida seja um arrematador de Deus.  O arrematador era alguém que sempre fazia um pouco além daquilo que era esperado ou exigido.

 Sócrates dizia não é ocioso  somente quem não faz nada, mas também quem poderia ser mais bem aproveitado.

Jabez foi mais ilustre que seus irmãos. A palavra ilustre significa respeitado.

Jabez vivia de tal maneira com maturidade, sabedoria e senso de honra que se destacava na multidão.


 Havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o historiador a fazer uma pausa na ladainha, limpar a garganta e mudar a forma que escrevia(1 Crônicas 2 - 4)


1)  E POR QUE  NÃO PEDIR?

 "Oh. Deus que me abençoe"


 Não é uma oração egoísta, um  sinal de imaturidade, ou ganância pedir benção à Deus -  Ele tem bençãos para nos dar. Não há perigo de transpor o limite, nunca chegaremos ao limite.

Embora as pessoas estão sempre pedindo o pote de Jesus está sempre cheio.

 Os pedidos do homem não esgotam os recursos de Deus.


 Até onde sabemos Jabez viveu no reino Sul,  depois da conquista de Canaã e durante o tempo dos juízes. Ele nasceu na tribo de Judá, tornou-se finalmente um notável de seu clã.


 A palavra Jabes significa "dor". Uma tradução mais literal poderia ser:  Ele causa (ou causara) dores.

 Todos os bebês chegam provando uma certa intensidade de dor, mas o nascimento de Jabez teve alguma coisa fora do comum.

 A gravidez ou o parto podem ter sido traumático -  Talvez tenha nascido sentado; ou talvez a dor tenha sido emocional  - O pai pode ter abandonado ou falecido. Jabez cresceu com o nome que todo garoto odiaria. Talvez essa oração demonstra seu desejo de mudar esse passado triste,  esse mau presságio de seu nome.


A dor é intrinsecamente má neste mundo.  Não era  parte original da criação de Deus.  Agora é utilizada em muitas direções.  Agora é anulada por muitas e grandes vantagens.  Mas, no entanto, deve ser notado como estranha em si mesmo à natureza de Deus, à concepção de uma criação perfeita, à bem-aventurança do homem.  Ainda assim, como as coisas são e como nós somos, é sábio aprender até mesmo com as dores físicas.  Muitas vezes, é porque não aprenderemos com outras sugestões que somos compelidos a aprender com as experiências reais de dor.


 No Hebraico mais literal seria abençoe-me muito mesmo!

 Hoje muitos cristãos não estão em busca da benção, porque a palavra bênção se tornou algo vago e inócuo como a expressão "bom dia".


 Abençoar no sentido bíblico significa pedir ou conceder um favor sobrenatural.

Há  bençãos que são concedidas apenas mediante pedido (Tiag 2.4; Mat 7.7).

Na verdade a oração é um escudo para alma,  um sacrifício de amor a Deus e um açoite para Satanás. Satanás está mais ansioso para nos impedir de ficar de joelhos do que nos fazer cair.


 Wesley dizia: Deus não faz nada que não seja em resposta à  oração.  Na verdade não há nada que o homem natural odeia mais do que a oração.


 2) VIVENDO DE MANEIRA ABUNDANTE 

 "E me alargues  as fronteiras"


  Havia mais em seu pedido de possuir mais terras. Ele queria mais influência, mais responsabilidade e mais oportunidade para deixar uma marca para o Deus de Israel.


 Muitos cristãos consideram como benção, somente bênçãos materiais, prosperidade física. Quando Deus chamou Abraão ele já era um homem riquíssimo,  Deus queria dar muito mais do que bênçãos materiais. Fazer dele um nome Grande.

 Os israelitas atribuíam as bençãos de Deus somente em termos e bênçãos materiais, a terra de Canaã. Deus queria dar muito mais do que a terra de Canaã. Canaã não é um retrato do céu, pois foi um lugar de luta e derrotas, representa nossa herança espiritual.

 Muitos cristãos vivem como o povo de Israel no deserto, tem a presença de Deus, mas não tomam posse das bençãos espirituais.

A prosperidade causa mais estragos na vida dos cristãos do que a adversidade.


Não existe pessoa que não exerça  influência. Nenhum homem é uma ilha ou um ser completo em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente. Não existe estagnação na caminhada cristã. A obra da Graça cresce em nós  ou de declina, aumenta ou diminui.

 Um bom cristão não é como o Sol de Ezequias que recuou, nem como o Sol de Josué que permaneceu imóvel, mas aquele que está sempre avançando em santidade e elevando-se no crescimento de Deus. Quando paramos de crescer, paramos de viver e  passamos meramente a existir.


 Certamente você realizará o propósito de Deus não importa como esteja agindo, mas faz diferença se você serve como Judas ou como João.

A salvação é um capacete, não uma touca de dormir. 

 O maior problema de Deus com os trabalhadores e sua vinha é a constante e falta ao trabalho.

A ociosidade tenta o diabo atentar.


 3) O TOQUE DA SUA GRANDEZA 

"Que seja comigo a tua mão"


 Mão significa o poder de Deus. O mesmo poder que dividiu o mar vermelho. Mas também sua pessoa, sua presença.

 Deus pode estar presente para punir (Amós 1.4); sustentar (Hebreus 1.3), e abençoar (Salmos 16.11).

 De fato, na maior parte das vezes em que a Bíblia fala da presença de Deus, refere-se a presença divina para abençoar (João 14:23; Romanos 8.9-10).

Nos descrentes a Bíblia jamais fala da presença de Deus de maneira direta, para abençoar (sem Jesus não a benção), pois é somente para sustentar essa é a coisa fundamental.


 Está é a coisa  fundamental, a mais séria  de todas: que estamos sempre na presença de Deus.

 Quando Cristo Salva um homem,  não salva apenas de seus pecados,  mas também de sua solidão. A solidão foi a primeira coisa que os olhos de Deus declararam não ser boa.


 4) MANTENHA SEGURA A HERANÇA 

"e me preservas do mal"


 Preservar do mal ou da dor a primeira tradução é mais usada.

 A gramática hebraica pode ser interpretada como significado "causar dor a alguém ou a si mesmo".

 Quando agimos com maldade, causamos dor e sofrimento tanto a nós mesmos quanto a outras pessoas.

 Proteção contra o inimigo das nossas almas, contra os ímpios e contra nós mesmos,  ou seja a arrogância.


Como alguém disse: ser abençoado é o maior dos perigos, pois tem de anular nosso senso de dependência de Deus e nos deixa propenso ao orgulho.

 Todos transportamos em nós material com que Satanás trabalha. O pecado original é um mar que, jamais ficará seco nesta vida.


O Céu decepciona os cálculos humanos, às vezes tanto por sua benignidade imerecida quanto outras vezes por suas justas punições.  Assim, a força divina se vale de um método para mostrar sua perfeição na fraqueza humana.

Assim, os olhos generosos de nosso Pai perdoa a suspeita que se esconde em nossos olhos.


Do fato de que há no Doador soberano a inclinação graciosa para dar.  Sua é a disposição cheia de graça quanto ao método de dar, bem como de generosidade na questão do que é dado.  Muitas vezes podemos estragar o que damos pela maneira como damos;  Ele não.  Podemos muitas vezes receber, estragados pela maneira como é dado, o que é dado;  mas nunca quando o presente é Dele.


  O episódio notável e impressionante não poderia ter terminado de maneira mais bem-vinda ou impressionante: "E Deus lhe concedeu o que ele pediu.


Pr. Severino Borkoski 

14- 03 - 21