sábado, 29 de maio de 2021

O EVANGELHO DE CRISTO (ROMANOS 1.16-17)

 O EVANGELHO DE CRISTO  (ROMANOS 1.16-17)


Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.

Romanos é a mais longa epístola de Paulo, onde ele estabelece um tratado sistemático, que explica teologicamente a mensagem de salvação do evangelho, como um dom de Deus, possibilitado por Jesus Cristo, recebido apenas pela fé. Ao escrever a uma capital obcecada pelo poder  Paulo enfatiza o poder que tem Deus de salvar. Crer em Jesus Cristo é mais do que ter um conhecimento teológico; é viver na plenitude de Cristo, em nossa vida cotidiana.

James Boice escreveu que esses versos, Romanos 1: 16-17, “São os mais importantes na carta e talvez em toda a literatura. Eles são o tema desta epístola e a essência do Cristianismo ”( Romanos [Baker], 1: 103). 

Depois de sua introdução, Paulo introduz sua declaração de tesi para sua carta aos romanos. Estes dois versículos tem uma importância fora de toda proporção para seu tamanho. 

Como você provavelmente sabe, foi a luta de Martinho Lutero e, finalmente, a compreensão do versículo 17 que transformou sua vida e o levou à Reforma Protestante. Portanto, esses versículos tiveram um efeito incalculável na história mundial e terão um efeito profundo em sua vida pessoal se Deus abrir seus olhos para as verdades neles.

 Estes dois versículos expressam o tema da carta aos romanos e contém a verdade que mais transforma a vida das pessoas, a qual Deus tem depositado nas mãos dos homens. Entender e responder positivamente está verdade equivale a alterar por completo o tempo e a eternidade de uma pessoa.

 As declarações de Paulo sobre o Evangelho são de uma maneira estranha.  Primeiro, ele diz a seus leitores que “estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma”, v. 15.  Então, ele diz para eles que não tem “vergonha do Evangelho”, ele está pronto para pregar.  Por que alguém se envergonharia de uma mensagem tão poderosa, tão profunda e necessária como o Evangelho?

 Um pouco de compreensão da cultura em que Paulo viveu nos ajudará a entender por que alguns tinham vergonha de pregar o Evangelho.  Deixe-me dar-lhe as quatro razões pelas quais alguns se envergonhavam do Evangelho.

 1. As condições morais daqueles dias.  Nero era o imperador de Roma.  Ele era um homem perverso e degenerado.  A cidade de Roma era uma fossa de pecado e vida perversa.  O Evangelho que Paulo pregava, com suas exigências de arrependimento, santidade e vida piedosa, era diametralmente oposto a tudo que Roma defendia e representava.

 2. O fato de que Paulo era judeu.  Os judeus foram considerados por muitos como uma raça subumana.  Eles eram desprezados, maltratados e escravizados.  O Evangelho foi uma mensagem que originou e surgiu de uma formação judaica.  Alguns  hesitariam em compartilhar tal mensagem com os gentios.  Muitos não ouviram falar  de um pregador judeu pregar sobre um Salvador judeu.

 3. A mensagem que Paulo pregava era incrível e quase inacreditável.  Pense nisto, o Salvador que Paulo pregava era um membro masculino da raça judaica desprezada, dizia-se que Ele era o Salvador do homem;  Ele afirmou ser o Filho de Deus.  Ele até afirmou ser Deus e homem ao mesmo tempo.  Sua morte foi cercada de vergonha porque Ele morreu na cruz romana, o próprio símbolo da vergonha.  No entanto, ao morrer aquela morte vergonhosa, Jesus afirmou ter morrido pelos pecadores perdidos.  Se isso não bastasse, Paulo pregava que este mesmo Jesus crucificado ressuscitou dos mortos no terceiro dia após sua morte.

 Para muitas pessoas, as afirmações do Evangelho eram muito bizarras para acreditar.  O Evangelho é uma mensagem difícil para um mundo perdido e orgulhoso aceitar, 1Co 1:18;  22-25.

 As coisas não mudaram muito.

 4. Em todos os lugares onde Paulo foi pregando a cruz;  ele foi ridicularizado, expulso, preso ou tratado cruelmente.


 Ele havia sido preso em Filipos (Atos 16:23, 24)

 Expulso de Tessalônica (Atos 17:10)

 Tirado para fora de Beréia (Atos 17:14)

 Zombado em Atenas (Atos 17:32)

 Chamado de tolo em Corinto (1 Cor. 1:18, 23)

 Apedrejado na Galácia (Atos 14:19)

 Mesmo assim, Paulo permaneceu ansioso para pregar o evangelho em Roma - a sede do poder político contemporâneo e da religião pagã.  Muitos não teriam sido capazes de suportar esse tipo de vergonha.

 Com todas essas coisas em mente, é fácil ver por que Paulo gostaria de ser claro sobre seu compromisso com a mensagem do Evangelho.  Ele gostaria que essas pessoas soubessem que estavam ouvindo de um homem que acreditou em sua mensagem e estava disposto a pagar o preço para compartilhá-la.

 Agora que sabemos por que alguns teriam vergonha, por que Paulo não estava?  Afinal, muitos em nossos dias têm vergonha da mensagem do Evangelho!  O que ele sabia que o fez continuar pregando o odiado Evangelho para a glória de Deus?  O que havia no Evangelho que revigorou o Apóstolo e o conduziu ao redor do mundo pregando a mesma mensagem odiada?  A resposta a essas perguntas é encontrada nas verdades que Paulo revela sobre o Evangelho.

  Nos versículos 16 - 17 Paulo emprega quatro palavras chave que são cruciais para poder entender o evangelho de Jesus Cristo: poder, salvação, fé e justiça.


 I.  PODER 

 ..."porque é o poder de Deus..."


 Paulo nos diz que o Evangelho é o “poder de Deus”.  A palavra “poder” vem de uma palavra que se refere ao “poder, energia, força que habitam em Deus”.


O evangelho não fala às pessoas sobre o poder de Deus. Em vez disso, é "o poder de Deus para a salvação". Isso significa que a salvação não é algo que os pecadores possam obter por seus próprios esforços ou boas obras. Se fosse assim, Cristo não precisava morrer na cruz.


É fundamental ver que a salvação não depende de uma decisão humana, mas do próprio poder de Deus. Requer que Deus conceda nova vida a um pecador morto, algo que é impossível para o homem realizar. Quando Jesus clamou: "Lázaro, vem para fora" (João 11:43), os espectadores podem ter pensado: “Ele está louco? Ele está falando com um homem morto que está na tumba há quatro dias! ” Mas o poder de Deus por meio da palavra de Jesus comunicou vida a um homem morto. O evangelho é assim.


 Deus poderia ter revelado Seu poder contra o pecado da maneira que Ele escolhesse.  Ele poderia ter varrido os homens da face da terra.  Ele poderia ter feito qualquer coisa que quisesse, porque Ele é o Deus todo-poderoso.  Ele pode fazer qualquer coisa!  É uma bênção notar que quando o Senhor moveu-se para fazer algo a respeito do pecado, Ele exerceu Seu poder ao enviar aos homens o Evangelho da graça.

 Em nenhum lugar o poder de Deus é tão visível como no Evangelho de Cristo!  Pense nisso!  Quando Deus pega um pecador perdido e o salva pela Sua graça e faz dele uma nova criatura  é uma coisa poderosa.  Deus poderia ter enviado todos nós para o Inferno, mas em vez disso escolheu nos enviar Seu amor envolto em Seu Filho, o Senhor Jesus.  Agradeça ao Senhor que Ele nos amou primeiro - 1 João 4:19.

 Observe que a mensagem de Paulo é o "evangelho de Cristo".  Não se engane, há muitos evangelhos diferentes sendo pregados em nossos dias.

 Existe o Evangelho da religião que diz: “Vire uma nova página”.

 Existe o Evangelho do materialismo que diz: “Seu valor é determinado pelo que você tem.  O ganho é o objetivo da vida. ”

 Existe o Evangelho do liberalismo que diz “Estou bem e você está bem.  Deus nos aceita como somos e nos levará para o Céu se o Céu realmente existir. ”

 Existe o Evangelho da sociedade que diz: “Faça o que quiser, pois a vida é curta”.

 A mensagem de Paulo, por outro lado, diz: “Você é um pecador e se morrer em seus pecados, irá para o Inferno.  Porém, Deus o ama e enviou Seu Filho, o Senhor Jesus ao mundo.  Jesus morreu pelos seus pecados e ressuscitou dos mortos.  Se você colocar sua fé Nele, então você pode e será eternamente salvo. ”

 O Evangelho de Cristo é uma mensagem simples.  É claramente afirmado em 1 Coríntios 15: 3-4: “Antes de tudo, entreguei a vocês o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,  e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras".

 Romanos 4:25 declara ainda  com menos palavras:“ o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação”.

 Paulo sabia em primeira mão sobre o poder deste Evangelho, 1 Tim.  1: 12-15.  Sua vida foi mudada por aquele Evangelho de Cristo.  Cada vida que é redimida pelo Evangelho da graça é uma vida que muda para sempre, 2 Coríntios.  5:17: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas".

 É uma vida que se torna algo de louvor e glória ao Deus Todo-Poderoso,  

Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10).

É uma vida que tem uma nova descrição e um novo destino, 

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10:10).

 Alguns de nós também conhecem esse poder!


 II.  SALVAÇÃO 

..."para a salvação"...


 Por que Deus foi tão longe pelos pecadores caídos?  Por que Ele entregou Seu Filho para morrer na cruz pelos pecados de Seu povo?  A resposta principal é simplesmente que Ele nos ama.  No entanto, há mais do que isso.  O plano de Deus e o propósito de Deus em dar a mensagem do Evangelho é a "salvação".

 A palavra “salvação” é muito importante.  Significa “segurança, preservação, libertação”.  Carrega a ideia de “ser resgatado de todos os perigos”.  O desejo de Deus ao salvar pecadores é libertá-los para sempre da morte espiritual, contaminação espiritual, engano espiritual e destruição espiritual.  Para que não esqueçamos, o fim de todos os pecadores, fora do Senhor Jesus, é o fogo do Inferno.  O propósito de Deus em pregar o Evangelho é mudar o destino do homem na eternidade e sua vida aqui na terra também.

 O propósito principal da mensagem do Evangelho é a salvação dos perdidos.  Não sei sobre todos vocês, mas realmente gosto de ser salvo!  Sou grato ao Senhor por nos dar uma salvação com a qual não precisamos nos preocupar.  Se você está em Jesus, você está seguro em Jesus enquanto Ele viver,

Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão (João 10:28).

A salvação se refere a ser resgatado da ira e do julgamento de Deus que merecemos por causa do nosso pecado. Significa sermos libertos da pena do pecado, que acontece no momento em que acreditamos; sendo libertos do poder do pecado, à medida que crescemos em santidade; e, sendo libertos da própria presença do pecado quando estaremos irrepreensíveis em Sua presença na glória


 III.  FÉ 

..."de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego"...


 A terceira palavra chave relacionada com o evangelho é a fé. O poder de Deus que age através do evangelho traz salvação a todo aquele que crê.

 Isso deixa perfeitamente claro que a salvação bíblica não envolve rituais religiosos complicados ou exercícios religiosos ornamentados e elaborados.  A salvação é o produto da fé e somente da fé!  (Ef 2: 8-9; Tito 2: 5).

A gente não poderia sobreviver sem ter uma confiança implícita em uma multidão de coisas diferentes. Praticamente em todos os aspectos da vida se requer exercer uma fé natural. Porém, Paulo tinha aqui em mente uma fé sobrenatural produzida por Deus (Efraim 2.8).

A fé salvadora em Cristo não é uma crença geral de que Ele é o Salvador. Os demônios acreditam nisso, mas não são salvos. Em vez disso, a fé salvadora tem três elementos. Primeiro, com a mente, devemos entender o conteúdo do evangelho: quem é Jesus, o que Sua morte na cruz significa e que Ele ressuscitou dos mortos. Em segundo lugar, devemos ter uma resposta de coração para a verdade do evangelho, onde concordamos que é verdade e nosso acordo faz com que nossos corações fiquem tristes por nossos pecados, mas também se alegrem com a oferta gratuita da graça de Deus. Terceiro, a fé salvadora inclui o compromisso com Cristo, onde confiamos Nele e em Sua morte na cruz como nossa única esperança de vida eterna e O seguimos como Senhor. A fé salvadora não é uma obra que fazemos, mas simplesmente recebemos  tudo o que Deus nos oferece em Cristo.

 Este é o ponto onde muitas pessoas tropeçam.  As pessoas gostam de fazer as coisas por si mesmas.  Eles gostam de sentir que fazem parte de tudo em suas vidas.  No entanto, na questão da salvação, o pecador não pode ter parte.  É tudo por  Deus, de seu jeito.  A salvação vem para a pessoa que está disposta a simplesmente receber a mensagem de Cristo pela fé, João 6:47;  João 3:16;  João 5:24;  Atos.  16:31.

 Eu sou grato que o Senhor manteve Seu Evangelho barato e fácil de entender!  Você creu no Evangelho?

 Esta grande mensagem salvadora do Evangelho é para todas as pessoas no mundo!  Ninguém está fora do alcance do Evangelho da graça.  Observe estas palavras de nosso Salvador: Ap 22:17;  João 6:37.  A promessa do Evangelho é que qualquer um que ouve a mensagem e vê sua necessidade de salvação e vem a Jesus pela fé será salvo pela preciosa graça de Deus!

 Muitos trabalharam com o termo "primeiro ao judeu e também ao grego".  Isso não deve nos incomodar!  Deus não deu o Evangelho ao judeu primeiro em referência à prioridade.  Ele deu o Evangelho ao judeu primeiro com referência ao tempo.

Por “o judeu primeiro”, Paulo quer dizer que o evangelho veio primeiro na história para os judeus. Não existe distinção entre eles no que diz respeito à salvação. A prioridade dada aos judeus ("primeiro para o judeu") é uma questão teológica, já que Deus os escolheu é estabeleceu sua aliança com eles, e portanto histórica (" Era necessário anunciar primeiro a vocês a Palavra de Deus" At 13.46).

Mas aqui a ênfase de Paulo está na oferta universal do evangelho. É para todos que creem. É para o judeu religioso que vai crer e é para o grego pagão que vai crer. Nenhum precisa ser excluído. A boa notícia é para você, seja qual for a sua raça!  Você é ateu, uma pessoa imoral ou um empresário ganancioso e trapaceiro? Você deve abandonar esses pecados e clamar a Deus para ser misericordioso com você, e irá para casa justificado (Lucas 18: 9-14). O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

 Ele tinha lidado com o povo judeu por milhares de anos, e quando Ele enviou Seu Filho ao mundo para ser o Messias do povo judeu, eles O rejeitaram, João 1:11.  Agora, o Senhor voltou-se para os povos gentios do mundo para oferecer-lhes a salvação, João 1:12.  Agora, a salvação está disponível para “quem quiser”.

 Esses versículos deixam claro que a salvação é para qualquer pessoa, independentemente de sua raça, posição social, educação, habilidade, maldade, etc. Não há nada que possa impedir que alguém que queira ser salvo seja salvo.  Nada disso, exceto pelo pecado da incredulidade, João 8:24.  A promessa do Evangelho é para cada homem, em todos os lugares!  Graças a Deus que é assim!

Se houvesse restrições à salvação, eu certamente teria ficado de fora!  Estou feliz que seja gratuito, pela fé e absolutamente infalível!


 IV.  JUSTIÇA 

"Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé"...


A quarta palavra chave que Paulo usa aqui com respeito ao evangelho é justiça. Um termo que emprega mais de trinta e cinco vezes na carta aos romanos.

 O produto do Evangelho na vida do crente é a "justiça".

 O homem tem dois grandes problemas.

 Ele pensa que é justo e, portanto, aceitável ao Senhor.

 Ele está absolutamente errado!  O homem não é justo e não pode produzir justiça por vontade própria ou por suas próprias obras.

 Quando a fé é colocada na mensagem do Evangelho, e  Jesus é crido no coração, Deus pega o pecador e o declara justo.  O que o homem não pode fazer por esforço, Deus faz por Seu poder, 1 Co  6: 9-11;  ROM.  8:33.

 Em termos simples, tudo o que o homem busca na religião: paz com Deus, aceitação por Deus, um relacionamento correto com Deus, etc., tudo é dado ao crente quando ele recebe a mensagem do Evangelho.  Essa é uma mensagem que vale a pena compartilhar!

A justiça de Deus é revelada no evangelho no sentido de que Ele pode conceder legitimidade aos pecadores porque Seu Filho atendeu aos requisitos justos de Sua Lei perfeita e morreu para pagar a penalidade que os pecadores merecem. Assim, os pecadores não são justificados por sua própria justiça, guardando a Lei (Gl. 3:11), mas sim por Deus imputando a justiça de Cristo a eles pela fé.

 O que significa a frase “de fé em fé”?  Não se trata de um ato realizado uma só vez, senão mais bem de um estilo de vida. O crente verdadeiro que tem sido feito justo, viverá em fé toda a sua vida. Os teólogos tem denominado isto "a perseverança dos santos " ( cf. Cl 1.22,23; Hb 3.12-14).

Ele não disse, de fé para as boas obras, ou de boas obras para a fé, porém por fé e para fé, só por fé.

Recebemos um Evangelho que vale a pena acreditar e que vale a pena compartilhar.  As perguntas à medida que reunimos esses pensamentos são estas:

 Você está confiando no Evangelho de Cristo para sua salvação?

 Você está compartilhando o Evangelho como Paulo fez?

 Você tem vergonha do Evangelho de Cristo?

 A mesma mensagem que  salvou nos dias de Paulo, então pode salvar agora.  O mesmo poder que funcionou nos dias de Paulo está operando em nossos dias.  Tudo o que precisamos fazer para ver a obra do Evangelho com poder é crer e compartilhá-lo.  O Evangelho de Jesus Cristo não precisa de modificações.  Não precisa de alteração.  Tudo o que precisa é daqueles que o conhecem e creiam, para compartilhá-lo com aqueles que não o conhecem.  Quando o fizermos, o Espírito Santo usará esse Evangelho e atrairá pecadores à fé em Jesus Cristo.

 Não é incrível que Deus pegue a mensagem mais importante que o mundo já ouviu e a coloque nas mãos de pecadores redimidos?  Não é incrível que Ele nos dê Seu Evangelho e depois nos ordene que o levemos ao mundo, sabendo que ninguém é salvo sem a pregação desse Evangelho?

 “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação" (1Coríntios1:21).

  Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”  Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”  Mas nem todos obedeceram ao evangelho. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa pregação?”  E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.”, Rom.  10: 13-17.

 Como você está se saindo quando se trata de compartilhar essa mensagem?

 Quem você conhece em sua vida que precisa ouvir o Evangelho?

Mas eu pergunto: "Você tem vergonha do evangelho?" Você se esquiva de alertar as pessoas sobre a ira de Deus, porque essa não é uma ideia popular? Você evita contar a eles sobre o sangue derramado de Cristo como o único remédio para o pecado, porque parece meio primitivo? Nesse caso, você está envergonhado do evangelho.

 Se você é salvo, não tenha  vergonha do Evangelho!  Você conhece seu poder, e há um desejo dentro de você de compartilha-lo com quem não conhece seu poder.  Não há melhor momento para se ocupar contando aos outros do evangelho.


O evangelho são as boas novas de que Deus nos revelou como podemos ser resgatados da ira que está por vir (1 Tes. 1: 5-10) É o próprio poder de Deus salvar todo aquele que crê, porque nele Deus revela como a Sua justiça perfeita será colocada na conta do pecador culpado que confia em Cristo. Oro para que entendamos o evangelho, creiamos nele pessoalmente, o preguemos todos os dias e o proclamemos sem vergonha a este mundo perdido.


 Pr. Severino Borkoski 

21-03- 21