domingo, 30 de maio de 2021

AS RAZÕES PARA A IRA DE DEUS (ROMANOS 1.18-23)

 AS RAZÕES PARA A IRA DE DEUS (ROMANOS 1.18-23)


 Harry Emerson Fosdick, a voz principal do cristianismo modernista durante os anos 20 e 30, expressou alguns  pensamentos heterodoxos no capítulo de abertura de seu famoso livro A Guide to the Understanding of the Bible.

 Para resumir seus pontos de vista: o homem primitivo tinha um conceito diabólico de Deus.  O Deus de Noé destruiu a terra com um dilúvio.

 O Deus de Abraão era um Deus sanguinário que queria um sacrifício humano.  O Deus de Moisés era o horrível Deus do fogo vulcânico, falando com ele do Sinai.

 Pouco a pouco o homem avançou com o passar dos séculos. Davi começou a ter pensamentos éticos elevados de Deus, mas eles foram misturados com os terríveis salmos  imprecatórios  que invocam a ira sobre o inimigo.  Na época dos profetas, Deus estava realmente melhorando.  Ele agora odiava a injustiça e falou contra os crimes cometidos por homens.  E quando Jesus apareceu, a ideia de Deus assumiu os maravilhosos conceitos de paternidade e fraternidade, a maior ideia até aquela época.  Mas Jesus também teve a ideia repugnante do Inferno.  Isso, argumentou Fosdick, deve ser abandonado para continuar a curva ascendente de desenvolvimento.

 Fosdick estava, é claro, refletindo muito do pensamento do homem moderno, seja religioso ou secular: um Deus amoroso não pode ser um Deus de juízo ou do inferno - o homem iluminado está progressivamente se desfazendo dessas idéias retrógradas.

Lord Bertrand Russell disse essencialmente a mesma coisa em seu livro  Por que eu não sou um Cristão? Há um defeito muito sério em minha mente no caráter moral de Cristo, e isso é que Ele acreditava no inferno.  Eu mesmo não sinto que qualquer pessoa que é realmente  humana pode acreditar no castigo eterno.  Cristo certamente, conforme descrito nos Evangelhos, acreditava na punição eterna, e se encontrava repetidamente em uma fúria vingativa contra aquelas pessoas que não quiseram ouvir Sua pregação.  .  .  . Você não acha, por exemplo, essa atitude em Sócrates.  Você o acha bastante brando e urbano com as pessoas que não queriam  ouvi-lo, e é, a meu ver, muito mais digno de um  sábio seguir essa linha do que seguir a linha da indignação.

Provavelmente o sermão mais famoso já pregado na América foi Jonathan Edwards "Pecadores nas mãos de um Deus irado", pregado em Enfield, Connecticut, 08 de julho de , 1741. Havia um professor de filosofia da faculdade que ridicularizava aquele sermão e foi a resposta frenética que muitos tiveram naquele dia. Mas, claramente, Deus usou aquele sermão como fez com poucos outros!

Dizer que o conceito da ira de Deus está fora de sincronia com nosso mundo moderno é afirmar o óbvio. Mesmo muitos que afirmam ser evangélicos objetam e minimizam qualquer menção à ira de Deus. Eles podem dizer que acreditam nisso porque está na Bíblia, mas ficam envergonhados com isso. Já ouvi falar de cristãos professos que dizem: "Eu acredito em um Deus de amor, não em um Deus de ira." Às vezes, essas pessoas, por ignorância, insinuam que o Deus do Antigo Testamento era um Deus da ira, mas pelo Novo Testamento, Ele amadureceu para ser um bom velhinho! Disseram-me que Jesus sempre foi amoroso e nunca julgou. Sempre quero perguntar a essas pessoas: "Quando foi a última vez que vocês realmente leram o Novo Testamento?"

As igrejas modernas têm atraído grandes multidões por nunca mencionarem o pecado e o julgamento, e em vez disso se concentraram nos aspectos mais positivos do evangelho: “Deus te ama. Ele oferece a você uma vida abundante, cheia de paz, alegria e amor. Ele o ajudará de seus problemas. Ele quer que você seja feliz. Você não O convidará para entrar em seu coração? 

"Mas não há menção de um Deus santo que é justificado em Sua ira contra os pecadores. Aceitamos a velha mensagem liberal, que o teólogo Richard Niebuhr uma vez descreveu ( The Kin g dom of God in America , p. 193, citado por Sydney Ahlstrom, A Religious History of the American People [Image Books, 1975], 2 : 249), "Um Deus sem ira trouxe homens sem pecado para um reino sem julgamento por meio dos ministros de um Cristo sem Cruz."

Quando o apóstolo Paulo começa a expor o evangelho que ele proclamava, ele não começa com o amor de Deus, mas com a justiça de Deus. Quando ele elabora mais o assunto, ele nem mesmo menciona o amor de Deus, mas sim a ira de Deus. Os críticos modernos diriam: “Paulo, você não vai ganhar nenhum convertido com essa abordagem! Ilumine-se! Talvez, muito mais tarde, você possa tocar nesse assunto. Mas quando você está tentando ganhar pessoas para Cristo, não mencione a ira de Deus! 

 A ira de Deus é um fato comprovado!  Na verdade, a Bíblia não tenta provar isso, apenas afirma ser uma realidade.  Deus é um Deus de amor, mas ao mesmo tempo, Ele é um Deus de intensa ira!  Sua ira é revelada no mundo hoje e será experimentada, na eternidade, por cada pessoa que deixar este mundo sem um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo.

A ira de Deus é revelada nas Sagradas Escrituras, em cada história, por cada Profeta, por cada Salmista;  esta talvez seja a principal mensagem.  Mas também revelada antecedente e concomitantemente naquela consciência misteriosa e inalienável, que é mais verdadeiramente parte do homem do que seus cinco sentidos.  A consciência vê que existe uma diferença eterna entre o certo e o errado e sente no escuro a relação dessa diferença com uma lei, um Legislador e uma condenação.  A consciência está ciente de uma luz ígnea além do véu.  A revelação encontra seu olhar melancólico, levanta o véu e afirma o fato da ira de Deus e da vinda de Seu julgamento. 

Atualmente, há uma tendência profunda e quase onipresente de ignorar a revelação da ira de Deus.  Sem dúvida, houve momentos na história do Cristianismo, quando essa revelação foi lançada em proeminência desproporcional, e os homens se afastaram de Cristo (assim Lutero nos diz que ele fez em sua juventude) como Aquele que era nada senão o  Juiz inexorável.

Ele O via habitualmente como uma espécie de Júpiter Romano, expulsando Seus inimigos para sempre de Sua presença;  um Ser de quem a alma culpada deve fugir. 

 Alguns podem se perguntar por que Deus possui a ira como parte de Sua natureza.  A resposta a essa pergunta é fundamentada nesses  versos.  Deus nos diz com as mais claras palavras por que Sua ira está acesa contra os filhos deste mundo.

Podemos resumir sua mensagem em 1: 18-23: Deus está apenas derramando Sua ira sobre a raça humana porque rejeitamos pecaminosamente Sua revelação de Si mesmo e adoramos a criatura ao invés do Criador.

 Vamos examinar esta passagem juntos e observar essas 4 razões que são dadas para a ira de Deus.


 I- A REBELIÃO DO HOMEM PARA COM DEUS (v.18).

"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça".


A ideia de um Deus de ira e julgamento é ofensiva para o homem moderno.

 Qualquer um que simpatize com alguns dos pensamentos expressos não gosta o que está declarado no texto que agora estudaremos.  A única pomada que posso oferecer é que esta

 não é a minha mensagem - é a mensagem do Espírito dada através do apóstolo Paulo para a igreja em Roma (e para nós).

 Paulo começa seu pensamento negativo (a primeira negativa usada no livro)  dizendo no versículo 18: “A ira de Deus está sendo revelada do céu contra toda a impiedade e maldade dos homens.  .  .  . ”  Deus é um Deus de "ira", ou como algumas traduções têm, "raiva".  É importante que entendamos exatamente o que isso significa ou o resto da passagem será confusa.  Primeiro, não significa que Deus é dado a uma raiva incontrolada e caprichosa.  Existem duas palavras básicas na língua grega usadas para expressar raiva.  De thumos nós obtemos as  palavras  termômetro e garrafa térmica.  Esta é a raiva em brasa - o tipo que supera as pessoas quando elas perdem o controle e dão um tapa na cara de alguém.  Essa não é a palavra usada em nosso texto.  A palavra aqui é orge, que significa uma condição estável e duradoura.  É controlada.  "A ira de Deus ”não é a ira humana, que na melhor das hipóteses é apenas um reflexo distorcido da ira de Deus porque está sempre comprometida pela presença do pecado.  "A  ira de Deus ”é perfeita, estabelecida, controlada.

A ira de Deus não é o tipo de raiva gritante que passamos a associar às pessoas abusivas.

 Em segundo lugar, essa ira de Deus é paralela à justiça de Deus.  Você irá observe que no começo do versículo 17 contém a frase, "a justiça

 de Deus é revelada", e no inicio do versículo 18 diz:" A ira de Deus está  sendo revelada. ”  A ira de Deus é uma contrapartida da justiça de Deus.

 Terceiro, a ira de Deus não é dirigida contra o bem, mas contra "toda  impiedade e maldade dos homens. ”  “A ira de Deus” não retrata uma

 Divindade que "perde o controle" e espanca indiscriminadamente qualquer um que está perto.  A ira de Deus é perfeita quanto à sua qualidade e seu objeto.  Que é o conceito geral que devemos ter em mente ao longo de nossa passagem.

 À medida que Paulo continua, ele é muito específico quanto ao motivo porque os ímpios e os injustos estão sob a ira de Deus e, ao fazer isso, ele nos dá uma espécie de anatomia da incredulidade.  Esta passagem pode ajudar o incrédulo a crer e pode ajudar o crente a compreender os elementos da incredulidade e se tornar melhor equipado para viver o cristianismo em um mundo incrédulo.

A. A Natureza do Pecado do Homem - O homem é ímpio por natureza e por escolha.  Isso significa que ele não tem relacionamento com Deus.  Por não ter relacionamento com Deus, seu relacionamento com o próximo também é destruído.  O homem está em rebelião aberta contra o Senhor e isso é por sua própria escolha!  Isso é provado por versículos como Rom. 3:10; 12.

 B. A natureza supressora do homem - Outro sinal da rebelião do homem é o fato de que ele conhece a verdade sobre Deus.  Isso será revelado com mais clareza em um certo  momento.  Mesmo sabendo a verdade, ele "detém" ou "suprime" a verdade.

 C. A natureza teimosa do homem - O homem deliberadamente suprime a verdade de Deus para que possa continuar em seus pecados!  A humanidade está absolutamente escravizada ao seu pecado, Ef.  2: 1-3!  Além disso, o homem obstinadamente se apega a seus pecados enquanto busca minar a verdade de Deus.

Essa supressão da verdade não é passiva.  Ela carrega a ideia de segurar algo.  Isso é muito parecido com o garotinho que levou seu cachorro para dentro de seu quarto para passar a noite.  Quando ele ouviu seus pais chegando, ele colocou o cachorro em sua caixa de brinquedos e sentou na tampa, em seguida, tentou falar com seus pais, ignorando a batida repetida de seu pobre animal de estimação.

  A ideia de supressão aqui é contínua e agressiva contra a verdade.  Paulo abre nossos olhos para o fato de que todos os que estão sem Cristo estão em constante processo de reprimir a verdade e portanto, estão sujeitos à ira permanente de Deus.  Não há exceções!  Isto é tão verdade na selva pacífica mais escura como em nossas florestas de concreto!

Suprime a verdade pela injustiça”.  A verdade de Deus, pela qual Ele trouxe o universo à existência e que lhe deu ordem, é "suprimido" pela má  intenção das pessoas.

 A palavra "suprimir" retrata um homem lutando para manter a tampa de um recipiente fechada para que o que quer que esteja dentro não possa escapar.  O pecado da humanidade é que ela suprime a vontade de Deus;  o pecado impede o mundo de trabalhar como Deus originalmente pretendia. Doenças e desastres causam estragos, mas a  grande maioria dos males do mundo é instigado e perpetuado por pessoas que cometem pecados uns contra os outros, como assassinato, roubo, hostilidade entre nações e violência no lar.  O pecado das pessoas impede que o mundo seja melhor do que poderia ser de outra forma.

 

 II. A REVELAÇÃO DE DEUS  AO HOMEM (VS.19,20).

"porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis".


O que os incrédulos suprimem?  Os versículos 19 e 20 nos dizem.  Este é novamente uma das principais declarações teológicas nas Sagradas Escrituras.

 O que a humanidade detém é o conhecimento básico do majestoso poder de Deus como Criador e Sustentador.  Eu não posso concordar com aqueles que pensam que este versículo ensina uma teologia natural desenvolvida em que todos os atributos de Deus são facilmente discerníveis para o observador da natureza, de modo que por observando o universo, eles chegam à conclusão explícita da existência de Deus e a desnecessidade do sacrifício de Cristo.  Nosso texto é muito claro que "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis”(v. 20), e isso é  o que a natureza revela.  Junto com isso, o homem vê por implicação sua própria finitude - o grande abismo entre ele e Deus.

O pecado implica conhecimento do bem e do mal;  não é imputado às bestas brutas, que apenas seguem seus instintos naturais, não tendo nenhuma percepção de Deus ou de uma lei divina.  Agora, para o homem, mesmo sem qualquer revelação especial, Deus se manifesta de duas maneiras - externamente na natureza e internamente na consciência.  Nestes versículos, a manifestação externa é mencionada, sendo a outra mais especialmente observada em Romanos 2:14, etc.

 O que é esta verdade que o homem suprime? É a própria revelação do próprio Deus. Veja, Deus tem um forte desejo de se revelar aos homens! Deus quer que eles O conheçam pessoalmente. Para fazer  isso, Deus se manifesta aos homens de milhões de maneiras todos os dias. 

 A. O lugar da revelação de Deus - Observe onde Paulo diz que Deus é revelado - "neles".  A ideia é que os homens têm toda a verdade de que precisam para conhecer a Deus dentro de si.  A verdade de Deus está no coração e na mente da humanidade!

 Quando muito jovem, Helen Keller foi acometida por uma doença que a deixou cega, surda e muda. Uma senhora chamada Anne Sullivan  incansavelmente e abnegadamente lutou para ajudar Helen a aprender a se comunicar. Eventualmente, Helen aprendeu a se comunicar através do  toque, e ela até aprendeu a falar! Quando Anne Sullivan tentou contar a Helen Keller sobre Deus, a resposta da menina foi que ela já sabia sobre Ele - ela simplesmente não sabia Seu nome.

 Tudo isso nos ensina que mesmo sem uma Bíblia, o homem pode vir a "conhecer Deus!"  Eu louvo ao Senhor por essa verdade sobre Deus!  Seu desejo de alcançar o homem é tão profundo que Ele coloca a revelação de Si mesmo dentro das próprias criaturas que lhe deram as costas!  Que Senhor!

 B. O Poder da Revelação de Deus - Deus colocou Sua verdade em nós.  A Bíblia confirma isso - Sl.  19: 1-6.  A revelação de Deus de Si mesmo é tão forte e tão clara que toda criatura racional é obrigada a reconhecê-lo e adorá-Lo!  O filho pródigo - Lucas 15:17.


 Observe várias áreas onde a Pessoa de Deus está em exibição!

 1. Pense na semente que se torna uma árvore poderosa.

 2. Pense em pássaros que são capazes de voar  pelos céus.  Mesmo quando são criados em uma sala sem janelas e um céu é mostrado, eles são capazes de se virar na direção certa.

 3. Pense que existem telescópios gigantes que podem ver objetos que estão a mais de 4 bilhões de anos-luz de distância.  

 4. Pense que a maioria dos cientistas agora acredita que este enorme universo veio à existência em um momento específico.  Você sabia que entre os principais cientistas a evolução está muito fora de moda?  Muitos agora suspeitam que uma inteligência superior teve tudo a ver com isso.

 5. Pense que, a qualquer momento, existem mais de 1.800 tempestades em operação.  A energia necessária para criar e sustentar essas tempestades chega à incrível cifra de 1.300.000.000 cavalos de força!

 6. Pense que existem mais de 10 milhões de espécies de insetos no mundo.

 7. Pense que a Terra tem 25.000 milhas de circunferência, pesa 6 septilhões, 588 sextilhão de toneladas e não se sustenta em nada!  Ele gira a 1.600 quilômetros por hora com precisão absoluta e dispara através do espaço ao redor do Sol à velocidade de 1.600 quilômetros por minuto em uma órbita anual de 580 bilhões de quilômetros!

 8. Pense que a cabeça de um cometa pode ter de 10.000 a 1.000.000 milhas de comprimento e viajar a uma velocidade de 350 milhas por segundo.

 09. Pense que como o sol viaja a 186.281 milhas por segundo.  Nesse ritmo, levaria 125.000 anos-luz apenas para viajar pela nossa galáxia, e a Via Láctea é apenas uma galáxia entre bilhões no universo.

 Agora, imagine que tudo isso simplesmente aconteceu sem ninguém cria-lo!  De jeito nenhum!  Deus fez todas essas coisas para provar ao homem que Ele é real e que possui grande poder!  Não é se de admirar que a Bíblia declare: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus” (SL 53.1).


 C. O Propósito da Revelação de Deus - O propósito é forçar o homem a um momento de decisão!  O desejo de Deus é que cada pessoa se curve diante Dele em humilde arrependimento e adoração.  No entanto, nem todos farão!  Portanto, Deus deu ao homem toda revelação concebível de Si mesmo e deixou aqueles que se recusam a se acertar com Deus sem quaisquer  desculpa para seu estado de pecado contínuo!

 O universo no tribunal do Senhor, será uma testemunha  conclusivamente que Deus existe. Aqueles que se recuaram a acreditar Nele serão  confrontados com as evidências e não terão  desculpas para seu comportamento. Eles serão culpados e acusados  quando enfrentarem Jesus no Grande Trono Branco, ouvirão as acusações lidas em termos claros. Todos serão forçados a se curvar diante Dele e reconhecê-lo como Senhor de todos!


 III.  A REJEIÇÃO DO HOMEM  PARA COM DEUS (V.21)


 Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis  (vv. 21-23).

 A frase de abertura do versículo 21 conta como a perversão à idolatria veio inicialmente:

 “porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus.  .  . ”

 Significa que houve um tempo em que os idólatras viam Deus como majestoso, transcendente, todo-poderoso, infinitamente maior do que eles.  No entanto, embora eles tenham entendido isso, eles não o honraram, mas em vez disso, adoraram imagens como eles próprios.  Eles recusaram-se a adorar a Deus pelo que Ele é e, em vez disso, reduziram-o ao seu próprio nível por meio da idolatria.  Eles minimizaram o vasto abismo entre a criatura e  O Criador.

 Isso resultou em uma idolatria progressivamente degenerada.  No versículo 21b Paulo

 diz: "obscurecendo-se-lhes o coração insensato". Isso é significativo porque "coração" é um termo abrangente para todas as faculdades do homem.  Não foi apenas seu julgamento moral escurecido, mas seu intelecto e poder de raciocínio também sofreram.  A magnífica ideia de Deus revelado na natureza foi perdida para eles.  A tragédia da idolatria é que fica infinitamente aquém de dar ao seu povo qualquer ideia do que Deus realmente é!  

 A. Uma escolha imprudente - Quando o homem se depara com a verdade de Deus e se posiciona contra Deus, ele se move para o reino da rejeição.  Essa rejeição de Deus é vista em 2 áreas da vida.


 1. Eles não deram glória a Deus - isto é, eles se recusaram a engrandecer e exaltar a Deus como Deus.  Seu objetivo principal era a glorificação de si mesmo!  Os homens deixam de honrar a Deus quando se recusam a dar a Ele o lugar que Ele merece em suas vidas.  Deus merece o primeiro lugar, mas aqueles que andam em injustiça e se rebelam abertamente contra o Senhor não Lhes dão lugar em suas vidas.  Portanto, Ele não é glorificado neles!  Como resultado, Ele está cheio de ira pela tolice e pecaminosidade do homem!

 2. Eles Não deram Gratidão a Deus - Enquanto negaram a Deus, eles pegaram todas as coisas que Ele deu ao homem para ensinar ao homem sobre Si mesmo e usaram isso para seus próprios ganhos egoístas, sem um único pensamento de ser dado pelo grande Criador


 B. A Condição Resultante - Porque rejeitaram o Senhor e Sua verdade, eles foram entregues a vidas miseráveis.  Observe o que o restante deste versículo diz sobre a condição deles.

 1. Deles é uma vida oca - "tornaram-se nulos" significa uma existência fútil.  Eles estão vivendo para si mesmos, ou na realidade, estão apenas perdendo seu tempo.  Eles preenchem seus dias com eles mesmos, mas eventualmente, esses dias acabarão e eles descobrirão que seu tempo foi perdido e inteiramente em vão!

 O que significa se um homem realiza grandes coisas nesta vida e no final vai para o Inferno? A resposta é, isso significa que ele desperdiçou sua vida e que teria sido muito melhor para ele se nunca tivesse nascido! Se ele morrer sem Jesus, ele perdeu a única coisa que ele realmente possuía. Ele perdeu sua alma - Marcos 8: 36-37.


 2. Deles é uma vida horrível - Este versículo diz que quando eles viraram as costas à luz da verdade de Deus, "obscurecendo-se-lhes o coração insensato". O que os homens parecem não entender é que a única alternativa à Luz são as trevas!  À medida que se afastam da Luz, eles se movem mais para a escuridão!

 É por isso que digo que a vida deles é uma vida horrível. É ruim pensar na possibilidade de alguém ir para o Inferno sem Deus. Mas, acrescente a isso uma vida passada neste mundo cruel sem um relacionamento com o Pai celestial! Que vida horrível! Viver todos esses anos preso em uma masmorra escura de sua própria criação. Viver pensando que é feliz e completo e o tempo todo o câncer do pecado está destruindo você por dentro. Então, quando  é tarde demais para perceber que o tempo todo você poderia ter um relacionamento com Deus e depois ir para o Seu Céu e passar a eternidade lá com Ele. Isso é um horror além das palavras!


 IV. A REAÇÃO DO HOMEM PARA COM  DEUS (VS.22,23)

"Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis".


 A. V. 22 Ele reage em regressão tola - Quando o homem se volta contra  o Senhor e fecha os olhos para a verdade de Deus, ele realmente pensa que é sábio!  Sua percepção de si mesmo é que ele tem todos os anjos contados  e todas as bases cobertas.  Na realidade, Deus diz que embora eles se achem muito espertos, eles não passam de tolos!

 Os pecadores entendem ao contrário! Veja 1 Cor. 1: 25-31. Aos olhos do mundo, o cristão é o maior tolo que existe! Ele perde todos os prazeres do mundo. Ele coloca sua fé em um  homem que morreu há 2.000 anos, mas espera que ele volte a qualquer momento. Do ponto de vista de Deus, no entanto, a decisão mais sábia que qualquer pessoa já fez é colocar sua fé no Senhor Jesus Cristo. Eu preferiria que fosse visto como um  tolo do que eu tivesse que viver em pecado e provar que sou um tolo no final da estrada.


 B. V. 23 Ele volta para religião falsa - Veja, o homem diz "Não!"  para Deus, então ele se vira e inventa coisas para adorar!  O que o Senhor está nos dizendo é que o homem é uma criatura religiosa.  Se ele não adorar a Deus, ele fabricará um deus para adorar. Se isso não se enquadrar, ele acabará por se estabelecer como seu pequeno deus e viverá sua vida apenas para adorar e glorificar a si mesmo.

 Isso é o que o homem faz quando é deixado por si mesmo! No entanto, observe  a espiral descendente: homem, pássaros, animais e répteis. É exatamente o oposto do que algumas pessoas acreditam sobre a evolução. Tudo isso tende a provar que uma vida sem Deus é uma vida que está em um caminho para baixo!  Deus não diz que você é sábio, apenas diz e prova que você é um tolo, e prova que você deseja que sua vida seja um desastre e sua eternidade um fracasso. É uma forma triste de se ser!

Assim como "a justiça de Deus ”foi melhor revelada na morte de Cristo na cruz, então também é a ira de Deus.  Nós entendemos pelos Evangelhos que depois que Jesus deu sua

 mãe para João, as trevas caíram sobre a terra desde a hora sexta até a hora nona.  Essa escuridão foi enviada para esconder os horríveis sofrimentos físicos de Deus Filho?  Não. Foi para esconder a agonia de seu Filho quando ele se tornou uma maldição por nós.  No  pensamento judaico, ser amaldiçoado era estar separado de Deus.  Eles trabalharam juntos na criação do universo.  Eles eram o deleite um do outro.  Agora, como Jesus levou nossos pecados, ele se tornou uma maldição.  “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro )” (Gálatas 3:13).

 Nesse momento de separação, a dor das mãos  não era nada para Jesus.

 Nem as costas esfoladas ou a estaca desigual.  Não há experiência tão  dolorosa como a separação de Deus.  Jesus gritou: "Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?"  (Salmo 22: 1).  A ira de Deus contra o nosso pecado foi vista quando

 Cristo sofreu sozinho por nossos pecados.

 Considere as duas revelações: a revelação da ira de Deus com justiça vindo sobre toda a humanidade porque o homem suprime a verdade, perverte a verdade, e perverte a vida, e em segundo lugar a revelação da justiça de Deus de fé pela fé, a justiça que ele nos dá para que possamos permanecer justos diante dele.  Se alguém não tem a justiça de Deus, ele ou ela tem a ira de Deus.

  Estas são as quatro razões pelas quais Deus está irado com os pecadores!  Se você me perguntar, um Deus santo e justo tem muitos motivos para ficar cheio de ira!  Eu pergunto quais são as  áreas desta mensagem que falam de alguma rebelião que pode estar em seu próprio coração? Alguns são os que nunca  entregaram  totalmente ao Senhor.  Não conheço seus corações, mas tenho certeza de que nem todos estão exatamente no centro da vontade de Deus.  Sempre há espaço para melhorias e se você gostaria de fazer essa melhoria, eu gostaria de convidá-lo a fazê-lo agora.  Quer se trate de uma necessidade de salvação, de confissão ou de orar por alguma necessidade, ou orar por algum pedido, não há momento  melhor do que este.  


Pr. Severino Borkoski 

11- 04- 21