domingo, 30 de maio de 2021

O NASCIMENTO DE CRISTO - (A PALAVRA SEM PALAVRAS) LUCAS 2: 1-20

  O NASCIMENTO DE CRISTO - (A PALAVRA SEM PALAVRAS) 

 

LUCAS 2: 1-20

AS PALAVRAS DE ABERTURA desta famosa seção das Escrituras fornecem o cenário para a maior de todas as histórias, informando-nos que César Augusto (Otaviano) era o governante de “todo o mundo” - “toda a terra habitada” (NASB). Os historiadores antigos nos dizem que César Augusto era sobrinho-neto de Júlio César era um lutador nato que conquistou o poder ao derrotar Antônio e Cleópatra e então, por meio do gênio considerável e da força de sua pessoa, deu ao império uma solidez que duraria séculos.

Ele foi o primeiro César a ser chamado de "Augusto" quando o Senado Romano votou para dar a ele esse título. Augusto significa "santo" ou "reverenciado", e até então o título era reservado exclusivamente para os deuses.

Estava sob o governo de Augusto que passos decisivos foram dados no sentido de tornar os césares deuses. Na verdade, por volta do mesmo tempo que Lucas estava escrevendo estas palavras, algumas das cidades gregas na Ásia Menor adotoram o aniversário de César, 23 de setembro, como o primeiro dia do ano novo, saudando-o como "salvador". Uma inscrição em Halicarnasso (local de nascimento do famoso Heródoto) o chamou de "salvador do mundo inteiro."

O historiador John Buchan registra que, quando César Augusto morreu, os homens realmente lamentaram, ponderando que Augusto era um deus, e que os deuses não morrem." Assim, o mundo tinha em seu comando um deus autoproclamado e amplamente aceito e salvador. Lucas, o historiador e teólogo, quer que vejamos isso como o quadro para compreender a vinda do verdadeiro Salvador. O contraste não poderia ser maior.


Roma e Augusto haviam colocado todos os inimigos em submissão. Havia "paz", mas era uma paz sombria - uma paz de Hitler - e nenhum homem ou mulher ou menino ou menina poderia dizer uma palavra contra isso sem medo olhando por cima do ombro.

O braço implacável de César Augusto se esticou para apertar seu tributo mesmo em um pequena aldeia na extremidade do Mediterrâneo. Assim aconteceu que em uma aldeia o carpinteiro e sua noiva adolescente grávida foram forçados a viajar para sua cidade natal para ser registrado para tributação. Foi uma jornada miserável. Maria estava prestes a dar a luz, o que forçou um passo lento e ondulante enquanto ela caminhava aquelas oitenta milhas. Talvez, se ela tivesse sorte, ela havia emprestado um animal para carregá-la. Mas seja qual for a sua situação, ela viajou na poeira e talvez no frio do inverno, suportando o angustiante conhecimento de que ela poderia ter seu primeiro filho longe de casa, de sua mãe, e de quase todos que se importavam com ela.


Vistos pela lógica cotidiana, José e Maria eram insignificantes ninguém de uma cidade de nada. Eles eram camponeses. Eles eram pobres, sem educação, sem fama. Mas ela entendeu quem ela era e quem era Deus. Logo no início, depois Maria soube que estava grávida do "Filho do Altíssimo" (1:32) e visitou Isabel, ela cantou seu grande Magnificat, começando com as palavras: “A minha alma engrandece ao Senhor, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,” (Lucas 1:46, 48) E no final de sua música ela disse de seu filho: “Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes” (Lucas 1:51-52).


 José e Maria transformaram o mistério da graça - o Rei não vem para os orgulhosos e poderosos, mas para os pobres e impotentes. Como é tão frequente na vida, as coisas não eram como pareciam ao mundo ao seu redor, pois José era o pai adotivo e a humilde Maria era a mãe biológica do Rei dos reis.


Setecentos anos antes, o profeta Miquéias havia profetizado: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miqueias 5:2).


 E agora a jornada forçada do pobre casal para Belém para pagar impostos prepararia o terreno para o cumprimento dessa messiânica profecia. Eles pareciam ser peões indefesos capturados nos movimentos de história secular, mas cada movimento estava sob as mãos do Deus Todo-Poderoso. O Messias realmente nasceria na pequena e insignificante Belém! Como a virgem viajou, seu coração batendo firme, escondido do mundo, manteve o tempo com o batimento do coração de Deus.


O Criador tinha tecido a si mesmo um manto de carne virgem.

O bebê que Maria carregava não era um César, um homem que se tornaria um deus, mas uma maravilha muito maior - o verdadeiro Deus que se tornou um homem!


A Encarnação (vv. 6, 7)


A jornada deixou Maria cada vez mais cansada enquanto caminhava por aquelas milhas empoeiradas até ao sul, e quando ela e José chegaram a Belém, estavam exaustos -

especialmente Maria. Então as dores começaram. Talvez no início a jovem Maria não tivesse certeza se era a hora dela e não disse nada a José. Mas quando não havia dúvida que era a coisa real, ela disse a ele - provavelmente com lágrimas. Lembre-se, ela era apenas de treze ou quatorze anos.


Estamos todos familiarizados com a assombrosa simplicidade da descrição de Lucas do nascimento: “Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito” (Lucas 2: 6, 7a).


Em Belém, as acomodações para os viajantes eram primitivas. A oriental pousada era a mais cruel das pousadas Normalmente, era uma série de barracas construídas sobre o interior de um recinto e abertura para um quintal comum onde os animais eram mantidos. Tudo o que o estalajadeiro providenciou foi forragem para os animais e uma fogueira em qual cozinhar. Naquele dia em que os futuros pais chegaram, nada estava disponível, nem mesmo uma daquelas barracas rústicas. E apesar da urgência, não abriria um espaço para eles. Portanto, provavelmente foi no pátio comum onde os animais dos viajantes foram amarrados que Maria deu à luz a Jesus, com apenas José atendendo a ela. José provavelmente chorou tanto quanto Maria. Vendo sua dor, o celeiro fedorento, sua pobreza, a indiferença das pessoas, a humilhação e a sensação de total impotência, sentindo vergonha por não ser capaz para sustentar a jovem Maria na noite de suas dores de parto - tudo isso faria um homem entristecer ou chorar.


Se deixarmos de imaginar que o nascimento de Jesus foi em um estábulo recém-formado de uma feira municipal, nós perderemos todo o ponto. Foi horrível - escandaloso! Havia suor e dor e sangue e gritos enquanto Maria alcançava os céus em busca de ajuda. A terra era fria e dura. O cheiro do pasto misturado com o fedor de esterco e palha acre formava um buquê desprezível. Mãos trêmulas de carpinteiro, desajeitado com medo, agarrou o Filho de Deus escorregadio com sangue - os membros do bebê balançando impotente, como se estivesse caindo no espaço - seu rosto fazia uma careta enquanto ele engasgava no frio e seu grito perfurou a noite.


Minha mãe gemeu, meu pai chorou. Saltei para o mundo perigoso.


Foi claramente um salto para baixo - como se o Filho de Deus ressuscitasse de seu esplendor, se levantasse equilibrado na borda do universo irradiando luz, e mergulhasse de cabeça, em alta velocidade através das estrelas sobre a Via Láctea até a galáxia da Terra, onde ele mergulhou em um amontoado de animais. Nada poderia ser menor.

Lucas termina a gravura do versículo 7: “Ela... enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”


Maria contou seus dedos, e o casal o enxugou o melhor que pôde na luz do fogo. Maria envolveu cada um de seus pequenos braços e pernas com tiras de pano - como uma múmia. Ninguém a ajudou. Ela o colocou em uma manjedoura.

Nenhuma criança nascida no mundo naquele dia parecia ter perspectivas inferiores. O Filho de Deus nasceu no mundo não como um príncipe, mas como um pobre. Nós devemos nunca se esquecer de que foi aqui que o cristianismo começou, e onde sempre começa - com uma sensação de necessidade, uma sensação agraciada de sua insuficiência. Cristo, ele mesmo dando o exemplo, vem para os necessitados. Ele nasce apenas daqueles que são “pobres de espírito.”


A encarnação fornece um paradigma maravilhoso para a obra de Cristo em nossas vidas. 

Cada época do Advento, e esperançosamente em outras ocasiões também, somos trazidos de novo para a maravilha da encarnação. Veja o Jesus enfaixado, deitado no cocho no estábulo, o berço do gado comum. Olhe bem e duramente com toda a sua mente e todo o seu coração. Desde os primeiros tempos, o paradoxo da encarnação deu origem as expressões estonteantes. Santo Agostinho disse do menino Jesus: 

Indizivelmente sábio, Ele está sabiamente sem palavras.


Lancelot Andrewes, que elaborou do belo inglês do antigo Testamento na versão da King James , pregando antes da King James sobre o dia de Natal de 1608, pegou na ideia de Agostinho e descreveu Cristo na manjedoura com a Palavra sem uma palavra.

Ele é em sua pessoa a Palavra de Deus!


Luci Shaw, em seu belo poema “O cantico de Maria ”, diz:

“Calado na mente cujo vigor lançou o universo. 

Ele dorme cujas pálpebras não se fecharam antes.”


Aquele que perguntou a Jó: "Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. quando eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas?” (Jó 38:4, 9), agora ele mesmo estava em envolto enfaixado de roupas.


A maravilha da encarnação!


 O Deus onipotente, onipresente e onisciente tornou-se um bebê!


O Significado (vv. 8–14)


Humanidade Real


A grande doutrina histórica da igreja é que o Filho de Deus se tornou um verdadeiro homem - não apenas alguém que apenas parecia ser um homem. Quando ele nasceu, Deus o Filho colocou o exercício de sua onipotência, onisciência e onipresença sob a direção de Deus Pai. Ele não desistiu daqueles atributos, mas ele submeteu seu exercício em sua vida ao critério do Pai.


Embora ele não tivesse pecado, ele tinha um corpo, mente e emoções humanas reais - completo com suas fraquezas humanas inerentes.

Como um bebê de verdade ele não fingiu infância. Ele não disse a si mesmo: "Vocês todos pensam que sou um bebê descobrindo que tenho uma mão. Na verdade, sou Deus admirando minha brilhante invenção. Eu sou seu Criador e entendo cada palavra que você está dizendo. ” De modo nenhum. Ele não estava fingindo. Esta não foi uma paródia pós-natal. Ele era um bebê!

Alcançando analogias úteis na compreensão da encarnação, alguns compararam Cristo antes da encarnação a uma sinfonia, em toda a sua complexidade e poder- magnificência transportada por uma grande extensão. Mas quando se tornou humano, tornou-se uma melodia popular, simples e abreviada. Nisso ele não perdeu nada de sua divindade, seu caráter eterno, seus atributos, pureza absoluta e excelência imutável.

Ele ainda era a sinfonia (o Filho eterno), mas como uma música popular (um homem de verdade) ele entrou totalmente na vida humana de uma forma que todos pudessem entender. João o apóstolo colocou desta forma: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” 

(João 1:14, 18). A analogia sinfonia / melodia popular é elegante e útil, mas seu ponto fraco é que nenhuma sinfonia é infinita. Mas na encarnação, o Deus infinito se tornou homem finito e permaneceu como Deus infinito.


Este mistério está além da analogia ou compreensão terrena. Verdadeiramente humano, o Filho sujeitou-se à sua própria criação e suas leis físicas. Ele experimentou o desenvolvimento da razão e da linguagem humana. Ele aprendeu coisas que não sabia. 

Ele andou como um bebê antes de caminhar como um homem. Ele pensou e falou como um bebê antes de pensar e falar como um homem. As dores de crescimento do Filho de Deus eram tão reais para ele como elas são para nós. Como Harold Best explica: “A única diferença era que Jesus fez seu aprendizado, crescimento e amadurecimento sem pecado e perfeitamente, mas isto não significa que ele aprendeu instantaneamente. ”

 Ele teve que aprender a ser carpinteiro de seu pai terreno, José. Jesus Cristo viveu com um corpo humano, mente e alma com todas as suas limitações, exceto para o pecado.

Ele realmente fez isso. Realmente aconteceu. Paulo estava certo: 


“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne ...”(1Timóteo 3:16). As implicações desta realidade são estupendas na época do Natal e durante todo o ano.


Compadecimento Divino


Considere a implicação da surpreendente capacidade de Cristo para simpatia e compreensão. Seu instrumento, por assim dizer, era o mesmo que o nosso. É fato que 

se você tiver dois pianos afinados na mesma sala e uma nota for tocada a mesma nota responderá suavemente na outra, embora não seja tocada por outra mão da pessoa. 

Isso é chamado de "ressonância simpática"


O instrumento de Cristo, sua humanidade, era como o nosso em todos os sentidos, exceto que ele não tinha pecado. E quando um acorde é tocado na fraqueza de nosso instrumento humano, ressoa no seu! Não há nenhuma nota de experiência humana que não faça sentir em Cristo também. “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15). Ele tem uma capacidade inigualável por compaixão. 


Vai muito além da compreensão intelectual. Jesus não apenas imagina como seus filhos se sentem - ele sente isso!

Todos nós, às vezes, estamos sob uma pressão incrível. Podemos sentir que ninguém entende, muito menos se preocupa. Mas a verdade é que qualquer nota que tocamos (seja uma melodia ou um canto fúnebre, ou uma tonalidade menor, ou uma nota dissonante tem ressonância no coração de Jesus Cristo. Esta é a suprema glória da encarnação.


Toda glória a Deus! Você precisa de empatia? Com Cristo há compreensão. A história 

começou a se mover rapidamente quando o nascimento de Cristo foi anunciado. 

Pastores foram os primeiros a ouvir. “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor” (Lucas 2:8-9). Os pastores naquela noite estavam naturalmente amontoados perto de seu fogo. De repente, como se uma estrela tivesse explodido, uma luz gloriosa dominou a noite e um anjo honrado deu um passo à frente enquanto os pastores recuaram com grande medo, apesar de suas palavras tranquilizadoras.


Que a mensagem veio primeiro aos pastores, e não aos grandes e poderosos, nos lembra que Deus vem para os necessitados, os pobres de espírito. Pastores eram desprezado pelas “boas” e respeitáveis pessoas daquela época. Eles eram considerados ladrões. Apenas as pessoas inferiores aos pastores naquela época da história judaica eram os leprosos. Os estudiosos especulam que a única razão pela qual os rebanhos estavam tão próximos era porque esses homens estavam guardando os animais de sacrifício para o templo.


Deus vem apenas para aqueles que sentem sua necessidade. Ele não vem para os que a si mesmos se consideram suficientes. O evangelho é para aqueles que sabem que precisam de Jesus!


“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” 

(1Coríntios 1:26-29).


Salvador maravilhoso


As palavras do anjo, faladas não apenas pelos pastores, mas por todos nós, foram maravilhosas, pois eles prometeram um Salvador: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11). Foi por causa da encarnação de Cristo e sua identificação perfeita com a humanidade - sua tomada em nossa natureza, embora sem pecado - que ele pode nos salvar. Ele se tornou “perfeito” em relação à tentação por sofrer tentação como um homem real e pôs o tentador para fugir (Hebreus 5: 8, 9; cf. Mateus 4: 1-11). Como um homem real, ele se tornou um substituto perfeito para nós, para que pudesse levar nossos pecados sobre si, tornar-se pecado por nós (2Coríntios 5:21), e morrer uma morte expiatória por nós. Como Pedro explicou: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, 

para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.(1Pedro 2:24).


Seja qual for a nossa situação, ele pode nos livrar. O anjo disse que as "boas novas" eram “para todas as pessoas”. Seja você quem for, ele pode te encontrar , te ajudar, salvar você. “porque continua para sempre, pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:24-25) Depois das palavras maravilhosas do anjo - “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Vs.10-11) - algo verdadeiramente maravilhoso ocorreu: “E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (vv. 13, 14). Um luz celestial e de repente os pastores confusos foram cercados por anjos!


“Uma multidão” se refere não a 50, não 150, não 1.500 - mas às hostes celestiais alémde contagem. Acho que cada um dos anjos de Deus estava lá porque este era o evento mais incrível que já aconteceu em todo o universo. Eu acho que os anfitriões celestiais se estendiam de horizonte a horizonte, obscurecendo as constelações. 

E quando eles ergueram suas vozes para Deus, foi em um som estéreo cósmico. Eles estavam anunciando o tão esperado “nascer do sol. . . do alto ”(1:78) - música de estrelas! Nos diz que, na criação do mundo, “quando as estrelas da alva [osanjos], juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38:7). Agora os anjos novamente uniram vozes na maior criação de todas - o nascimento do Deus-homem – o compadecedor perfeito e Salvador.


Como todos nós gostaríamos de ter estado lá - ser uma mosca na orelha de uma das ovelhas dos pastores. Mas, na verdade, embora o coro no céu tenha desempenhado um papel importante, nós na terra temos a melhor parte porque somos nós que recebemos a graça de Deus.

Deus se tornou um homem, não um anjo, nos redimiu, não os anjos. É nossa a melhor parte, e louvaremos a Deus por isso por toda a eternidade. A mensagem de Natal desta passagem deve nos fazer cantar o ano todo. A substância da canção dos anjos é instrutiva. Foi primeiro para cima enquanto eles glorificavam a Deus nos céus " o mais elevado", e então foi para baixo quando pronunciou "e paz a terra entre os homens, a quem ele quer bem” - Paz, sendo para aqueles que foram favorecidos pela graça de Deus.


Deus trabalhou em seu coração? Você é o objeto de seu bom prazer? Então você tem uma música para cantar, pois a melhor parte é sua.


O efeito (vv. 15-20)


Logo os anjos partiram, a glória que iluminava o campo desapareceu, e os pastores ficaram sozinhos. Mas eles não permitiram a grama crescer sob seus pés. Quando os anjos se afastaram deles para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 


Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado” (vv. 15-20).


Os pastores talvez estivessem acampados a cerca de um quilômetro da pousada e eles certamente saíram correndo, pulando as cercas baixas da Judéia e entrando na cidade de olhos arregalados e ofegantes. Eles vasculharam as barracas ao redor do perímetro do recinto e rapidamente encontraram a nova mãe e seu bebê entre os animais. 

Imediatamente eles começaram a anunciar a boa notícia, contando a todos sobre os anjos e este nascimento maravilhoso. Quando eles saíram, eles continuaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam experimentado.


Não basta ouvir sobre Jesus. Não basta espreitar na manjedoura e dizer: “Oh, que bom. 

Que cena linda. Isso me dá sentimentos tão bons. ” a verdade é que mesmo que Cristo nascesse em Belém mil vezes, mas não dentro você, você estaria eternamente perdido. 

O Cristo que nasceu no mundo deve nascer em seu coração. Sentimento religioso, mesmo na época do Natal, sem o viver Cristo é uma estrada de tijolos amarelos para as trevas.


O Espírito Santo incluiu esta história nas Sagradas Escrituras para não errar o ponto: o verdadeiro Salvador do mundo não foi César Augusto, nem vai ser qualquer grande líder mundial. O Salvador do mundo é Jesus, o Filho de Deus que veio à terra velado na carne de Maria, nasceu na carne humana, viveu na carne, morreu na carne, foi ressuscitado naquela carne e agora vive na mesma carne glorificada à destra do Pai.


A encarnação foi real.


A identificação de Cristo foi completa. Sua compreensão e simpatia são reais porque ele tinha o mesmo tipo de corpo físico que temos. Sua identificação completa significa que ele pode salvá-lo, seja qual for a sua situação. Esse bebê, o Filho de Deus, exige nossa total lealdade.

Ele realmente veio ao mundo, e por causa disso, ele realmente pode vir em seu coração.


Pr. Severino Borkoski 20-12-2020


https://igreja-batista-nacional-betel-missionaria.negocio.site/