quarta-feira, 2 de junho de 2021

O GRANDE ESCAPE (ÊXODO 14: 15-31)

 

Todas as boas histórias têm um clímax, mas o livro do Êxodo é uma grande aventura que não tem um, mas três. O primeiro clímax é Israel cruzando o Mar Vermelho no Capítulo 14; O segundo é Deus dando sua lei no Monte Sinai nos capítulos 19 e seguintes; E o terceiro é a glória do Senhor que enche o tabernáculo no final do capítulo 40. O primeiro desses momentos portentosos pode ser o evento mais famoso do Antigo Testamento. 

Qualquer um que saiba alguma coisa sobre a Bíblia sabe que os filhos de Israel passaram pelo mar. . Dada toda essa atenção, não é de surpreender que, ao longo dos séculos, uma quantidade certa de desinformação se enrolou sobre o que aconteceu exatamente quando Moisés levou o povo de Deus através do mar. Uma maneira de fazer isso é se aproximar de Êxodo 14 como um jornalista, perguntando quem, quando, onde, como e, especialmente por quê. 

Respostas à pergunta quem? É uma pergunta fácil. As pessoas que cruzaram o mar eram os israelitas. Eles eram as pessoas a quem Deus havia escolhido salvar, liderado pelo Profeta Moisés. As pessoas que foram mortas no mar eram os egípcios. Este foi o confronto final na batalha entre o Senhor de Israel e os deuses do Egito. 

Como? Também é conhecido: o mar estava separado, e os israelitas atravessaram em terra seca. Quando os egípcios tentaram seguir, andando em suas carruagens, o mar se fechou e o exército se afogou. Foi uma derrota tão esmagadora que o Egito não ameaçou Israel novamente até após a morte de Salomão. 

No entanto, a Bíblia descreve tudo muito simples: “Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas. Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda. Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar. Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar. E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou. Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda” (Êxodo 14:21-23, 27-29).

Quando tudo isso aconteceu? Na época em que tudo parecia estar perdido, quando os israelitas ficaram presos entre o faraó e o mar azul profundo. Deus havia dito a seu povo para que retrocedam e acampem junto ao mar ( v.1). Era uma posição terrível, pelo menos do ponto de vista da estratégia militar, mas tudo isso fazia parte do plano mestre de Deus para destruir o faraó. Mesmo assim, os israelitas compreensivelmente estavam aterrorizados quando olharam para cima e viram os egípcios correndo atrás deles. Em desespero eles gritaram para Deus e seu profeta. Eles estavam encurralados entre um exército não conquistado e um mar impassível. Foi então que Deus salvou seu povo, quando era óbvio que não havia nada que pudessem fazer para se salvar.

 Primeiro Moisés disse aos israelitas a não ter medo, e ao invés de encorajá-los a ficar de pé e lutar, ele disse a eles para pararem e esperarem para ver o que Deus faria.

 Uma vez que o profeta entregou esta mensagem, "Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (V.15). Este verso é intrigante porque, nele, Deus parece dar a seu profeta uma reprimenda (a palavra "você" ocorre no singular, referindo-se a Moisés). No entanto, Moisés não era aquele que precisava ser repreendido! Os israelitas eram os que gritaram com medo, não Moisés, que por sua vez acreditava que Deus libertaria seu povo. Então, por que Deus o repreendeu? Provavelmente a melhor maneira de entender isso é reconhecer que, como profeta de Israel, Moisés representava o povo diante de Deus. Ele era seu mediador no pacto. A repreensão que Deus lhe deu, portanto, foi realmente feita para todo o Israel. A hora da sua salvação tinha vindo. Isso não era tempo para choro e reclamação; era hora de seguir em frente. 

Quando Charles Spurgeon pregou nesse verso, ele disse: " amados, há momentos em que a oração não é suficiente - quando a oração em si está fora de momento. . . . Quando oramos por uma questão a um certo tempo então se torna pecaminoso permanecer mais tempo; Nosso dever é levar nossos desejos em ação, depois de ter perguntado pela orientação de Deus, e tendo recebido o poder divino do alto, para ir ao nosso dever, sem qualquer deliberação ou atraso. " Era hora do povo de Deus se levantar e ir.

 No entanto, falando humanamente, o que Deus disse a eles que fizessem era impossível. Não havia como eles seguirem em frente. Era a hora mais escura antes do amanhecer, e eles estavam diante do mar. Mas, claro, com Deus todas as coisas são possíveis (Mateus 19:26), até mesmo coisas impossíveis para meros seres humanos. Isso é especialmente o caso na salvação. 

A mensagem constante da Bíblia é que não podemos nos salvar. Só Deus pode nos salvar. 

Quando os israelitas atravessavam o mar? Numa época em que apenas Deus poderia abrir o caminho para a salvação. Hoje todo pecador está na mesma situação. Não há nada que possamos fazer para nos salvarmos. Até que o Espírito de Deus mude nossas mentes e corações, nunca chegaremos a Cristo. No entanto, Deus nos ordena a nos arrepender e crer. Se isso parece impossível, a coisa a fazer é clamar a Deus por misericórdia, e ele nos salvará.

Antes de explicar como os israelitas cruzaram o mar, precisamos perguntar onde? 

Tradicionalmente, os judeus e os cristãos mantiveram que os israelitas cruzaram um braço do Mar Vermelho - o grande corpo de água que separa a África do Oriente Médio. 

Recentemente, no entanto, esta identificação foi desafiada. A Bíblia chama o mar Yam Supph. A palavra hebraica Supph, que significa "juncos", algumas vezes é usado para se referir ao papiro (por exemplo Êxodo 2: 3). Este fato foi reconhecido por Lutero e Calvino, bem como por muitos dos antigos comentaristas judeus. Assim, Yam Supph pareceu significar algo como "o mar de juncos" ou "o mar do papiro". O problema é que o papiro não cresce nas águas profundas do Mar Vermelho; Apenas cresce nos pântanos ao norte do Egito. Assim, muitos estudiosos concluíram que o "Mar Vermelho" é uma má tradução (introduzida pela primeira vez pela Septuaginta grega no século terceiro antes de Cristo) e que os israelitas realmente cruzaram o Lago Menzaleh, o Lago Timsah, os lagos amargos, Existem vários problemas com essa visão. Uma é que existem outros lugares na Bíblia onde Yam Supph claramente se refere ao Mar Vermelho. Isso explicaria por que a Septuaginta e algumas versões modernas traduzem o como "Mar Vermelho". 

Bernard Batto argumentou que Yam Suph não significa "Mar de juncos", mas "Mar do fim". Assim, naturalmente se refere ao Mar Vermelho, que forma a fronteira sul no final do Egito. A visão tradicional é que a caminho de Sinai e ao sul, os israelitas cruzaram o Golfo de Suez, o braço noroeste do Mar Vermelho. Ainda há outra possibilidade, no entanto, que talvez melhor seja responsável por todas as evidências.

 Recentemente, James Hoffmeier mostrou que nos últimos dias, quando seu nível de água era maior, o Mar Vermelho costumava se estender mais para o norte. Na verdade, parecem ter havido momentos em que o Golfo de Suez estava conectado aos lagos amargos no norte. 

Se isso for verdade, isso explicaria por que a Bíblia identifica o Yam Supph com o Mar Vermelho. Na época de Moisés, o Mar Vermelho era o "Mar de juncos", porque havia lugares onde papiros cresceram. 

 Podemos nunca saber precisamente onde o Êxodo aconteceu, mas sabemos como a Bíblia nos diz. Para começar, havia um poderoso vento. Um forte vento leste soprou a noite toda e, pela manhã, o mar se tornou terra seca (v. 21). Voltando pelo menos até Eusébio no quarto século, os estudiosos tentaram explicar exatamente como isso aconteceu. No final do século XVII, um estudioso chamado Clericus escreveu um longo tratado do vento de Êxodo. As explicações mais recentes foram mais científicas. 

Umberto Cassuto afirma que, a fim de entender o registro bíblico, devemos ter em mente as condições naturais prevalecentes na área. O fenômeno a seguir é uma ocorrência comum na região do Suez: Na maré alta, as águas do Mar Vermelho penetram na areia, debaixo da superfície até ficar terra seca; Dentro de um curto período de tempo, a areia permanece na superfície, mas a água continua a subir e, finalmente, uma camada profunda de água é formada acima da areia, toda a área se torna inundada. Isto foiexperimentado por Napoleão, quando ele percorreu esse bairro; Quando ele passou sem dificuldade, sobre a terra seca, mas em seu retorno, ele encontrou o lugar com água, e sua atravesia tornou-se perigosa . . .

 Este tipo de explicação natural é interessante, tanto quanto vai, mas não por um lado, a Bíblia afirma que "Mas os filhos de Israel caminhavam a pé enxuto pelo meio do mar; e as águas lhes eram quais muros, à sua direita e à sua esquerda” (v. 29; cf. Salmos. 78:13). A maioria das explicações naturais não consegue explicar as duas paredes (o termo arquitetônico usado aqui normalmente é usado para as paredes de uma cidade). 

Outra coisa, a Bíblia afirma claramente que o vento começou quando Moisés estendeu o braço sobre o mar. O profeta esticou uma vez, e os mares se separaram; Ele esticou novamente, e a inundação retornou. Deus disse: "E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar"(Êxodo 14:16, 21a). E novamente: "Disse o Senhor a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos” (v.26). Israel atravessou o Mar Vermelho pelo poder de Deus. Havia vento, sim, mas o que trouxe Israel do Egito foi o poder de Deus. Todo o capítulo é cheio de atividade divina. Deus foi quem disse a Moisés para seu povo marchar que endureceu os corações dos egípcios para que eles perseguem os israelitas, e que protegeu os israelitas a noite toda, quando estavam entre o deserto e o mar. 

A Escritura descreve que “o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se" (vv. 19, 20).

 Como vimos, a coluna de nuvens e fogo era uma teofania - uma aparência visível do Deus invisível. Aqui a nuvem é identificada como "o anjo de Deus" (v. 19), o que significa "o mensageiro de Deus". Em algum lugar o grande teólogo puritano John Owen explicou que a pessoa que foi para trás dos israelitas para protegê-los era "o anjo da aliança, o grande anjo da presença de Deus, em quem estava o nome e a natureza de Deus".

 No entanto, de volta em Êxodo 13:21 a nuvem foi simplesmente identificada como "o Senhor". E Êxodo 14:24 diz que “Na vigília da manhã, o Senhor , na coluna de fogo e de nuvem,”. Moisés experimentou algo semelhante no arbusto ardente. O que apareceu para ele era "o anjo do Senhor" (Êxodo 3: 2), mas aquele que falou com ele era o próprio Deus. Para dar sentido a tudo isso, alguns cristãos concluem que a pessoa tanto no mato como na nuvem era o filho pré-encarnado de Deus. Ele também é o mensageiro da salvação de Deus. Então talvez a gloriosa nuvem representasse a segunda pessoa da Trindade. Se isso é certo ou não, Deus estava certamente presente com seu povo para protegê-los. 

Quando o profeta Isaías olhou para este evento, ele escreveu: "O anjo da sua presença os salvou" (Isaías 63: 9). A nuvem era seu guarda, assim como seu guia. Ele se moveu atrás dos israelitas para protegê-los de seus inimigos. 

Os egípcios estavam acampados proximos, prontos para atacar, mas a noite toda Deus os manteve no escuro. Enquanto isso, do outro lado deste bloqueio divino, os filhos de Deus estavam na luz. Isto é o que distingue o povo de Deus do mundo: estamos na luz, e Deus está sempre perto, onde precisamos, para nos manter seguros. 

Deus estava fazendo outra coisa também aquela noite. Ele estava separando as águas, praticamente revertendo a criação. Então, uma vez que seus inimigos caíram em sua armadilha e estavam presos no meio do mar, Deus fez o retorno do mar e varreu os egípcios para a sua sepultura aquosa. 

Ele planejou e executou todo o Êxodo. Isaías perguntou: “Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? Aquele que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?” (Isaías 51:10).

Deus estava tão ativamente envolvido que até os egípcios sabiam que ele estava lá, lutando contra eles: "Na vigília da manhã, o Senhor , na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios; emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios” (Êxodo 14. 24, 25)). 

Primeiro Deus jogou os egípcios em um pânico, possivelmente enviando uma tempestade violenta de sua nuvem (Salmos. 77:17, 18). Então os carros de Faraó ficaram atolados na lama, e quanto mais eles lutavam, mais ficaram presos. No momento em que eles disseram: "Vamos sair daqui!" Era tarde demais. E os egípcios sabiam exatamente quem havia desviado. Deus havia prometido que um dia eles saberiam quem era o Senhor. E essa promessa se tornou realizada porque, quando finalmente chegou à destruição, eles mencionaram o nome de Deus em seus lábios. A Bíblia resume tudo isso dizendo: "Assim, o Senhor livrou Israel, naquele dia, da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar” (Êxodo 14:30).

 Como os israelitas escaparam do Egito? Não foi apenas o vento e a maré. Não foi simplesmente uma estratégia má por parte do faraó ou um fracasso inesperado da tecnologia militar. Não foi apenas uma tempestade súbita sobre a água. Foi o poder de Deus! Ele foi o único que trouxe Israel do Egito. Claro, Deus usou o vento para abrir o mar. Isso mostra simplesmente que ele é capaz de usar a criação no serviço da Redenção. 

Ele também empregou um instrumento humano. Pela fé Moisés foi capaz de realizar os sinais proféticos que acompanhem salvação. A Escritura traz esses três elementos juntos - o natural, o humano e o divino - quando diz: "Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor , por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas” (Êxodo 14: 21). 

Este é um dos mistérios da soberania de Deus. Ele é capaz de usar o mundo que ele fez, e até mesmo seres humanos pecaminosos, para realizar seus propósitos. Umberto Cassuto escreve: "O milagre consistia no fato de que, no exato momento, quando era necessário, apenas a maneira conducente à realização do objetivo desejado, e em uma escala que era anormal, ocorreu, de acordo com a vontade do Senhor.

Phen Donald Bridge conta a história de um ministro liberal pregando em uma antiga igreja afro-americana. Em um certo ponto em seu sermão, o ministro se referia ao cruzamento do Mar Vermelho. "Elogie o Senhor", alguém gritou. "'todos os filhos de Israel escaparam das águas profundas. Que Milagre poderoso! " No entanto, o ministro não acreditava em milagres. Então ele disse, bastante condescendente, "não era um milagre. Eles estavam em terra de pântano, a maré estava baixa, e os filhos de Israel passaram seu caminho em seis polegadas de água." "Louvado seja o Senhor!" O homem gritou novamente. Todos os egípcios foram mortos em seis polegadas de água. Que poderoso milagre! 

Como os israelitas fizeram sua grande fuga? Pela mão de Deus, que os salvou das mãos de seus inimigos (VV. 30, 31). O Êxodo tinha que vir pela mão de Deus para cumprir sua intenção divina. 

Isso nos leva à questão do propósito: por que Deus partiu as águas do Mar Vermelho? A resposta é muito simples - uma resposta que explica todo o Êxodo. De fato, é a resposta que explica por que Deus faz tudo o que ele já fez, está fazendo agora, ou ainda fará. A resposta é a glória de Deus. Ele fez tudo para sua própria glória. Deus anunciou sua intenção de se glorificar antes que os israelitas chegassem ao mar.

 Ele disse a Moisés: "serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor” (v. 4). Deus realizou esse propósito glorioso de duas maneiras. Um foi julgar dos egípcios por seus pecados. Ele disse: "Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavalarianos” (Êxodo 14:17-18). Isso tudo era parte da estratégia de Deus. Ele atraiu os egípcios para perseguirem Moisés pelo deserto, e quando finalmente se aproximaram, estava no local certo onde Deus planejava para que eles conhecessem sua desgraça aquosa. Não houve sobreviventes (cf. Salmos. 106: 11). Uma onda apressada varreu sobre eles, e a próxima coisa que alguém sabia, seus corpos estavam no litoral, e Deus foi glorificado! 

Alguns podem pensar que era injusto Deus afogar um exército inteiro, mas foi certo e justo. O faraó e seus soldados eram homens cruéis, determinados a destruir o povo de Deus. Não era certo para Deus punir homens malignos por matar crianças inocentes? Foi especialmente apropriado que eles morressem por afogamento porque tentaram afogar os filhos de Israel no Nilo. O que aconteceu com eles no Mar Vermelho, foi retribuição divina. Esses homens mereciam ser punidos por seus pecados. E Deus é glorificado quando julga as pessoas por seus pecados, porque isso exibe seu divino atributo de justiça. Deus também julgou os deuses do Egito, e isso também foi para sua glória. É irônico que os egípcios fossem derrotados ao amanhecer, porque era quando seu Deus Sol supostamente estava subindo no leste. Mas Ra não pôde salvá-los. Nem faraó salvou-os, embora ele também tenha sido reverenciado como um deus. De acordo com uma antiga inscrição egípcia: "Aquele que o rei amou será reverenciado, mas não há tumba para um rebelde contra sua majestade, e seu cadáver é lançado na água." Esta inscrição foi uma ameaça para afogar os inimigos do faraó, mas no final os egípcios eram os que pereceram no mar! E Deus fez isso para o louvor de sua justiça. 

Algo semelhante acontecerá no julgamento final. Os homens maus serão destruídos e Deus será glorificado. Apocalipse 18 diz como a cidade de Satanás será lançada no mar (v. 21). Isso será para a glória de Deus, porque imediatamente depois, os santos cantarão um corode aleluia: "dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos” (Apocalipse 19.1b,2a ).

 Deus estava fazendo algo mais do que julgar os egípcios, no entanto; Ele também estava poupando os israelitas, e isso também foi para sua glória. O que poderia ser mais glorioso do que Deus salvando seu povo trazendo-os pelo mar? Esta é uma das coisas mais incríveis que Deus já fez.

 As pessoas ainda estão falando sobre isso. Como Neemias disse em uma de suas orações, "Fizeste sinais e milagres contra Faraó e seus servos e contra todo o povo da sua terra, porque soubeste que os trataram com soberba; e, assim, adquiriste renome, como hoje se vê” (Neemias 9:10; cf. Isaías 63:12). O cruzamento do Mar Vermelho trouxe glória a Deus convencendo os israelitas a acreditar em Deus, que pode ter sido o maior milagre de todos. Os israelitas já devem ter alguma fé, porque estavam dispostos pelo menos a seguir a Deus entre duas grandes muralhas de água. De fato, Hebreus diz: "Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca" (11:29a). Mas eles fizeram um compromisso ainda mais firme de fé quando tudo isso acabou. Êxodo 14 termina nesta nota triunfante: “E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor e em Moisés, seu servo” (v. 31). Deus estava cumprindo seu grande propósito de salvar seu povo para sua glória.

 Observe a ordem aqui: Deus não esperou que seu povo confiasse nele antes de salvá-los. Se ele esperasse que isso acontecesse, eles nunca teriam sido salvos! Em vez disso, Deus tomou a iniciativa. Primeiro as pessoas viram sua salvação (assim como Moisés prometera (Êxodo 14:13); então eles temeram e acreditaram. Este é o padrão e o propósito da salvação. Primeiro Deus nos livra do perigo, nos salvando quando não podemos nos salvar. Então nós respondemos com fé, confiando em Deus e o adorando. A grande fuga de Israel faz parte da história da nossa própria salvação. No entanto, experimentamos uma fuga ainda maior - a maior fuga de todas. Fomos salvos de nossa escravidão do pecado através da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. Aqui, novamente, vemos a ordem de salvação, na qual Deus toma a iniciativa. É quando ainda éramos pecadores que Cristo morreu por nós. O trabalho de salvação de Deus vem em primeiro lugar, e então somos chamados a responder com fé. 

Vale ressaltar que o Novo Testamento descreve o trabalho salvador de Cristo em termos do Êxodo. Não muito tempo depois que Jesus nasceu, seus pais fugiram para o Egito. 

De acordo com o evangelho de Mateus, seu retorno eventual cumpriu a palavra do profeta: "Do Egito chamei o meu Filho” (Mateus 2: 15b, citando Oseias. 11: 1). Originalmente esta profecia referiu-se ao Êxodo. No entanto, há uma profunda conexão espiritual entre o que aconteceu com Israel sob Moisés e o que aconteceu mais tarde na pessoa e no trabalho de Cristo. Jesus é o ISRAEL perfeito e final.

Uma das maneiras pelas quais Deus mostrou que era isso, era que Jesus recapitulasse a fuga de Israel do Egito. Mais tarde, quando a Crucificação se aproximou, Jesus descreveu sua morte como "Êxodo" (Lucas 9:31, tradução literal). Ele estava fazendo outra conexão. Jesus é o novo Moisés - "Digno de maior honra" (Hb 3: 3) - que lidera o povo de Deus fora de sua escravidão do pecado e na terra prometida da vida eterna. 

A conexão mais significativa no contexto atual é aquela que o apóstolo Paulo fez quando escreveu: "Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés” (1Coríntios 10:1-2). Paulo estava fazendo uma conexão entre o Êxodo e o batismo. Para os israelitas, passando pelo Mar Vermelho era um tipo de batismo, e assim foi "uma previsão de nossa libertação final em Cristo". Uma vez que fomos escravizados no Egito do pecado, mas agora Cristo nos libertou. Tudo isso é simbolizado no evento do Batismo do Mar Vermelho. Neste ponto, alguns pregadores convidariam suas congregações a identificar suas próprias experiências de "Mar Vermelho" e confiar em Deus para resolvê-las. O que você pensa no estudioso que escreveu: "Toda idade tem seu Egito, sua força de opressão, assim como todos os filhos de Israel que há muitos para serem livres". No entanto, isso perde o ponto.

 A passagem de Israel através do mar não é a priore, destinada a nos ensinar o que fazer quando estamos em dificuldade, quando chegamos a um grande volume de água. Pelo contrário, é para nos ensinar sobre vir a Deus para salvação. O que aconteceu no Mar Vermelho deve nos ajudar a esclarecer nosso relacionamento com Cristo.

 A única "experiência do Mar Vermelho" que realmente importa é a que Jesus tinha quando passou pelas muralhas da morte e saiu vitorioso do outro lado. Isso significa que os cristãos batizados já tiveram sua "experiência de Êxodo". Estivemos no Calvário e no túmulo do jardim, porque quando Jesus morreu e subiu novamente, ele fez isso por nós. Fomos incluídos nestes eventos salvadores quando fomos batizados nele, e agora estamos seguros do outro lado. Tudo o que resta para nós fazer é o que os israelitas fizeram: temer a Deus e confiar nele enquanto avançamos. Infelizmente, aqueles que ainda não vieram a Cristo ainda estão de pé nas margens do Mar Vermelho. Como eles vão escapar? Apenas olhando para Jesus. Quando os israelitas viram o que Deus havia feito por eles, eles colocam toda a confiança nele. Deus nos chama a fazer a mesma coisa. Ele nos chama para ver Jesus Cristo, crucificado e ascendido e acreditar nele. 

Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida ( João 5.24 ).


Pr. Severino Borkoski 27 - 12 - 2020


https://igreja-batista-nacional-betel-missionaria.negocio.site/