quarta-feira, 2 de junho de 2021

AS CREDENCIAIS DO APÓSTOLO PAULO - PARTE 2 (ROMANOS 1.1-7)


Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor, por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (Romanos 1:1‭-‬7).


   Paulo não conheceu a grande maioria dessas pessoas e queria que soubessem que  eram importantes.  Parece que, naquela época, havia algumas pessoas afirmando serem  servos do Senhor, quando na verdade queriam ganhos financeiros.  Parece que hoje, não é assim?  Depois que Paulo se apresenta pessoalmente, compartilhando alguns fatos sobre o mensageiro, ele passa para sua mensagem.


 Este é o fundamento do Livro de Romanos.  É um livro sobre os elementos essenciais do Cristianismo. Começando com o Evangelho e avançando para as verdades mais profundas da fé cristã, Paulo compartilha a mente de Deus com os cristãos romanos.  À medida que viajamos através do grande Livro, também encontraremos verdades que mudarão nossas vidas.


  Vamos continuar falando sobre as credenciais de Paulo ao examinarmos o versículo 2 e seguintes.


 I. OS FATOS SOBRE O MENSAGEIRO (V1)


 II. OS FUNDAMENTOS DA MENSAGEM DE PAULO (Vs.2-5)


 Ao olharmos para esses versículos, veremos que a mensagem do apóstolo estava centrada na pessoa do Senhor Jesus Cristo.


 A - Jesus é o Prometido (v.2) - O evangelho, que teve sua origem em Deus, não foi  um pensamento agregado à última hora, nem foi ensinado pela primeira vez no Novo Testamento.  Não  reflete algum tipo de mudança posterior no plano de Deus ou uma revisão de sua estratégia. O Evangelho não era uma coisa nova, mas era algo que era mais antigo do que o próprio homem:


"e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Ap 13:8).


 1. As Escrituras do Antigo Testamento falam do Senhor (João 5:39). Tem sido calculado que o Antigo Testamento contem pelo menos 332 profecias acerca de Cristo, a maioria das quais se cumpriram com sua primeira vinda. Jesus não ensinou uma só coisa que não estivera conectada ou que fora contrária ao Antigo Testamento (Mt 5. 17-18).


 2. O sacrifício do Messias é claramente predito no Antigo Testamento - Isa.  53: 1-12.


 3. O Antigo Testamento está repleto de tipos e símbolos que apontam para a vinda do Salvador - Observe especialmente, Adão, a Arca, o Maná, o Tabernáculo, o sistema de sacrifício, etc. Todas essas coisas apontavam para Aquele que deveria vir.  Cada cordeirinho que foi morto em sacrifício deu testemunho dAquele que viria mais tarde. Jesus era o prometido.


 B- Jesus é poderoso (vs.3-4) -  Esses versículos nos dizem que o Evangelho é muito mais do que apenas uma lembrança das profecias do Antigo Testamento.  É muito mais que isso.  O Evangelho é sobre uma pessoa chamada Jesus Cristo.  Esses versículos dizem muito sobre Seu poder e Sua posição.


 1. Sua posição -  Filho de Deus - Jesus Cristo não era um homem comum.  Ele como de fato é o próprio Filho de Deus.  Eu não entendo a mecânica disso, mas Deus Pai pegou uma virgem chamada Maria e a fez conceber sem o benefício de um parceiro humano (Lucas 1:35).  A criança que ela carregava em seu ventre era ninguém menos que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Senhor Jesus.  Acho que um dos maiores mistérios de todos os tempos é como Deus poderia se vestir em carne humana, mas foi exatamente isso que Ele fez, Filipenses  2: 5-8.  Quando  Jesus andou nesta terra, Ele não era um homem divino, nem era um deus humano.  Jesus era  o Deus-homem.  Ele possuia 100% de ambos ao mesmo tempo.  Esse é um mistério que nossa mente mortal e finita jamais poderá ter esperança de desvendar.


 2. Sua Pessoa - Paulo pega três títulos do Senhor empilha um sobre o outro para nos falar mais sobre Ele.


 A. Ele é Jesus - este é o Seu nome humano.  O título de Sua humilhação.  É interessante notar que os demônios sempre se referiam a Jesus Cristo apenas por este nome.


 B. Ele é Cristo - As palavras significam "o Ungido".  Este nome é Seu título oficial.  Ele é  retratado como Profeta, Deut.  18: 15-19;  Sacerdote, Salmos   110: 4;  e Rei, 2 Sam.  7: 12-13.  Em Jesus Cristo é encontrado aquele que foi prometido antes da fundação do mundo.  Ele é o Messias e o Salvador do mundo.


 C. Ele é Senhor - O terceiro título classificado por Paulo é o de Senhor.  Este é o título de Sua exaltação.  Esta palavra nos lembra que Jesus  é o vencedor sobre a morte e a sepultura e que Ele é o ressuscitado e exaltado.  Ele deve ser honrado, temido, obedecido e servido.  Ele é o Senhor, Atos 2:36.


 3. Sua Credencial - A última parte do versículo 3 e todo o versículo 4 nos falam sobre este homem chamado Jesus.  Nestes versículos, recebemos Sua Credencial.  Paulo nos dá, nesses versículos, as credenciais do Senhor Jesus.


 A. Suas credenciais humanas - Paulo nos diz que Ele veio da linhagem real de Davi. Afim de cumprir a profecia (ver por exemplo, 2 Sm 7.12-13; SL 89.3-4,19,24; Is 11. 1-5; Jr 23.5-6), o Messias tinha que ser da linhagem de Davi. Jesus cumpriu as predições messiânicas tal como cumpriu todas as demais. Como descendente de Davi, Jesus herdou o direito para restaurar o reino e sentar-se sobre o trono de Davi, o reino prometido que não terá fim. 


Esse é o evangelho, a grandiosa e excelente notícia que em Jesus Cristo, Deus se tornou em um homem que pôde morrer por todos os homens como sacrifício substitutivo perfeito pelos pecados do mundo inteiro (Rm. 5.18-19).


 B. Suas credenciais celestiais - Embora Paulo diga que Jesus era filho de Davi, ou seja, um homem, ele também nos diz que há provas de que Jesus é o Filho de Deus.  Existem duas  provas dadas no versículo 4 que declaram Suas Credenciais Celestiais


 1. Sua Justiça - O próprio fato de Jesus ter nascido sem pecado, de ter vivido sem pecado e de ter morrido sem pecado prova que Ele era de origem  celestial.  (2 Cor. 5:21; Heb. 4:15; Heb. 7:26; 1 Ped. 1:19; 1 Ped. 2:22.)


 Jesus viveu Sua vida como homem fazendo o que se espera que fizéssemos: Ele se rendeu totalmente ao "Espírito" de santidade. Tudo que Jesus fez, Ele fez como um homem cheio do Espírito. Ele viveu uma vida justa pelo poder do  Espírito Santo, e nós também podemos, se nos rendermos a Deus. Você algum dia será sem pecado nesta carne? Certamente que não! Mas, se você se renderizar ao Espírito como deveria, então certamente pecará menos, 1 Coríntios. 10:13.)


 2. Sua Ressurreição - Assim como Sua vida justa provou Sua origem celestial, o mesmo acontece com Sua ressurreição dentre os mortos.  Veja, a morte nunca poderia segurar Jesus!  Ele era perfeitamente santo e só se submeteu à morte por nossa causa, João 10:18.  Todos os outros que já viveram e morreram se foram desta terra para sempre, mas Jesus não!  Ele morreu e venceu a morte para que aqueles que O seguem possam desfrutar da vida eterna!


 Antes de prosseguirmos, gostaria de gastar apenas mais alguns minutos sobre a dualidade da natureza de Cristo. Enquanto Ele estava aqui na terra, houve certos casos em que Sua natureza dual está em exibição. Permita-me compartilhar três exemplos  com  você esta noite.


 1. Mat.  17: 24-27 - Nesta passagem, Pedro vem a Jesus porque alguns estão perguntando se Jesus iria pagar seus impostos ou não. Nada é mais humano do que pagar impostos.  Hoje em dia, somos taxados até a morte.  Jesus responde a Pedro dizendo-Lhe que os Reis estão isentos de impostos, mas para evitar ofender alguém, Ele pagará Seus impostos.  No entanto, Seu método de conseguir o dinheiro provou Sua divindade. Em sua humanidade Ele esteve disposto a pagar impostos, porém em sua divindade administrou de forma sobrenatural os meios de pagamento.  Ele manda Pedro ir ao lago e lançar seu anzol.  Ele diz a Pedro que encontrará o dinheiro do tributo na boca do peixe.  Pense nisso!  Jesus está dizendo: "Vá para o lago que eu criei. Eu sei que uma das minhas criaturas jogou uma moeda no meu lago. Minha lei da gravidade fez com que ela afundasse na minha água e ordenei a um dos meus peixes que pegasse essa moeda  na boca e não engolisse. Quando você lançar o seu anzol, eu ordenarei meu peixe pegar a isca. Quando você tirar da água o peixe, o dinheiro estará em sua boca e você pode pagar nossos impostos a outras pessoas que eu criei e que estão  trabalhando para um governo que eu permito governar. "


 2. Marcos 4: 35-41 -  Em sua humanidade, Jesus estava exausto igual a qualquer outra pessoa que fica depois de um dia de trabalho duro; porém em sua divindade Ele esteve em capacidade de acalmar uma tempestade violenta.


 3. Lucas 23: 39-43 - Nesta passagem, Jesus foi pregado na cruz e Ele está fazendo uma coisa muito humana;  Ele está sangrando e morrendo.  No entanto, um dos ladrões que foram crucificados com Ele se volta para Jesus e pede a salvação.  Jesus faz algo que é  divino.  Ele salva o homem e promete um lar no paraíso.


 Se nada mais nos diz que Jesus Cristo era Deus e homem ao mesmo tempo, então essas passagens devem esclarecer isso para sempre.  Ele provou Sua identidade e divindade inúmeras vezes ao longo de Sua vida.  Nosso dever é aprender e aceitar a Bíblia pelo valor que possue e acreditar no que ela diz sobre nosso Senhor.


 C.  Ele é aquele que atua ( v.5) - Paulo deseja compartilhar mais um pensamento sobre o Senhor Jesus antes de prosseguir.  Ele nos diz que recebemos duas  coisas do Senhor Jesus.  Observe a palavra "nós" no versículo 5.


 1. Recebemos Graça - A graça é um favor que não se merece nem se ganha com esforço próprio (Ef. 2.8-9).

A graça é a misericórdia amorosa de Deus através da qual Ele concede a salvação como um presente aqueles que confiam em seu Filho.

Quando qualquer pessoa deposita sua confiança em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, Deus em sua soberania infunde nessa pessoa o hálito de sua própria vida divina. 


 2. Recebemos Dons - Outra provisão das boas novas de Deus consiste em que Ele chama aos crentes a seu serviço, que é uma forma de apostolado.

Toda pessoa que pertence a Cristo mediante a fé em Cristo também é um apóstolo em sentido mais geral, pelo fato de ser enviado por Ele ao mundo como seu mensageiro e testemunha. Em certo sentido não oficial qualquer que enviado em uma missão espiritual, qualquer que represente ao Salvador e leva suas boas novas de salvação, é um apóstolo (Rm 16.7; At 14.14; Fp 2.25; 2 Co 8.23).


 Temo que muitos na igreja desenvolveram a mentalidade de que testemunhar é para os líderes pagos da igreja. No entanto, acho que a Bíblia é muito clara quando nos diz que todo filho de Deus deve ser um trabalhador  nos campos de colheita do Senhor, Mat. 28: 19-20; Marcos 16:15.


Obediência por fé   - Uma pessoa que afirma ter fé em Jesus Cristo porém cujo padrão de vida reflete uma completa desobediência a Palavra de Deus, nunca foi redimida e está vivendo uma mentira (Tg 2.14- 26).

Não é que a fé mais obediência equivale a salvação, senão que uma fé obediente traz como resultado a salvação. A fé verdadeira se verifica na obediência.


Por amor do seu  - Quando uma pessoa crê em Cristo, se salva; porém mais importante que isso, Deus é glorificado devido a que o dom da salvação se deve por inteiro a Sua vontade e poder soberanos. 

Deus é glorificado quando seu povo ama seu Filho, quando reconhecem seu veredito com respeito ao pecado, assim como sua necessidade de limpeza, quando seus planos se convertem nos seus, e quando seus pensamentos se conformam a seus pensamentos. Os crentes vivem e existem para glória de Deus.


 I. OS FATOS SOBRE O MENSAGEIRO  


 II.  OS  FUNDAMENTOS   DE  SUA  MENSAGEM 


 III.  O FOCO DE SEU MINISTÉRIO (vs.6,7).


 Nos últimos dois versículos desta passagem, Paulo volta sua atenção para as pessoas às quais está escrevendo. Ele lhes diz três grandes coisas que precisam ser observadas, porque o que era verdade para eles também é verdade para nós.


 A.  Eles são chamados para serem salvos ( v.6) - Paulo os lembra que eles compartilham com ele uma das maiores honras já concedidas a qualquer pessoa.  Eles receberam o chamado soberano de Deus para serem salvos.  O homem em seu estado natural está morto para Deus e para a voz de Deus, Ef.  2: 1.  No entanto, quando ele é vivificado pelo Espírito Santo, ele pode ouvir o chamado de Deus para a salvação (João 6:44).


  As glórias da salvação:


 1. Pecado levado embora - João 1:29;  Colossenses 2: 13-14;  Psa.  103: 12


 2. Reivindicado por Deus - 1 João 3: 1-2


 3. Declarado justo por Deus - 1 Cor.  6: 9-11


 4. Trazido para perto de Deus - Ef.  2:13


 5. Existem dezenas de outros benefícios que poderiam ser mencionados aqui, mas estes serão suficientes para nos deixar ver que a salvação é um presente especial do Senhor.


 B.  Eles são chamados para serem amados como filhos (v.7) - Observe que Paulo diz que eles são "amados de Deus".  Agora, é um fato conhecido que Deus ama todos os homens, santos e pecadores igualmente, João 3:16.  O que o apóstolo quis dizer quando disse que os redimidos são "amados de Deus"?  Deus ama todos os homens, mas os santos têm um lugar especial no coração de Deus que nenhum outro povo na terra pode compartilhar.


C.  Eles são chamados para serem santos (v.7).  Ou seja, eles foram chamados para viverem vidas que foram separadas e vendidas para o Senhor.  Eles deveriam ser diferentes dos pagãos que viviam ao seu redor.  Eles deveriam ser luz em um mundo escuro, Mat.  5:16.  Deus ainda tem a mesma expectativa para você e para mim.  Seu plano para nossas vidas é que nos tornemos diferentes das outras pessoas que vivem ao nosso redor.  Ele não quer que seus filhos vivam como o mundo, mas quer que vivamos como Ele. Nós nos tornamos novas criaturas, 2 Coríntios.  5:17, por isso, nossa caminhada deve ser igual à dEle enquanto caminhamos pelo mundo, 1 João 2: 6. A palavra "santo" significa "santo, separado, santificado".  Traz a ideia de ser totalmente separado e dedicado ao serviço do Senhor.  Isso é o que Deus espera de cada um de nós.  Ele não salvou nossas almas para servirmos ao diabo, ao mundo ou à carne.  Ele nos salvou para que pudéssemos ser vasos de honra para Ele ao passarmos por este mundo perverso e amaldiçoado pelo pecado.  Estamos vivendo como santos?


  Ao concluir suas observações introdutórias, Paulo conclui dando uma bênção aos romanos.  É uma oração para que sejam participantes da paz e da graça. 


 Não sei como você está.  Mas, eu sei que se houver problemas para os quais você precise de ajuda, essa ajuda será encontrada no Senhor Jesus.  Eu sei que se estiver perdido, o Senhor salvará sua alma.  Eu sei que se  estiver fora da vontade do Senhor, Ele irá recebê-lo de volta em Sua comunhão e perdoará seus pecados.


 Se houver necessidade em seu coração, por favor, leve-o ao Senhor.  Se o Senhor lidou com você de alguma maneira por meio desses versículos, então  se apresenta a Ele e permite que Ele faça Sua obra em sua vida.  Você fará o que o Senhor está orientando fazer?


Pr. Severino Borkoski 28 - 02 - 21